4 SINAIS DE MUDANÇA NO SISTEMA DAS CORES
Sempre associadas às tendências, as cores transmitem muito mais do que emoção e devem ser cuidadosamente planejadas na ativação de marcas.
Como se sabe, as cores funcionam como suporte para as tendências, pois, com a força de um estímulo visual concentrado, elas têm a capacidade de traduzir aspectos do nosso tempo e sintetizar significados que atribuímos às coisas. A proximidade do final do ano é um bom momento para olhar algumas propostas de cores para o ano que vem e, ao mesmo tempo, analisar as mudanças que o universo da cor e o seu sistema de funcionamento vêm apresentando.
MAIS CORES
A Pantone lançou a sua cartela de cores para a primavera de 2018 e o primeiro aspecto que tem chamado a atenção é o número de cores, doze, em vez das tradicionais dez. De um lado, mais escolha é o que o consumidor deseja. De outro, a empresa procura responder à fragmentação das preferências de indivíduos e grupos.
PINK PERENNIAL
O que não impede que alguns block busters se formem em meio à fragmentação. A longevidade da gama específica de rosas que se tornou a cara do nosso tempo – sob o nome genérico de pink millennial – não para de surpreender. Continuam tão fortes as manifestações de uso dessa cor – a mais influente do ano, contrariando, por exemplo, a prescrição de verdes feita pelas próprias indústrias da cor-, que estas já sinalizam a sua permanência nas previsões para o ano que vem, transformando-o no pink perennial.
SIGNIFICADOS
As sensações que as cores podem evocar continuam sendo um território profícuo para as tendências. Como o processo perceptivo inclui também a interpretação do estímulo, as indústrias procuram colar seus próprios significados às cores, especialmente pelo naming ou por associações aleatórias. Assim, entre as apostas para os interiores em 2018, “melodia do mar” evoca verdes e azuis, ao passo que “reflection” quer “retratar novos modelos de família”…
Mais produtivo é fazer a operação inversa e decifrar qual visão do Zeitgeist as indústrias estão vendendo, por meio dos nomes e das cores indicadas para o ano que vem. Embora a Pantone tenha enfatizado a força do amarelo para a expressão dos indivíduos, a cartela da empresa tem um perfume anos 50, nas cores de fórmica e nos tons pastel. A nomenclatura é bastante reveladora, dos azuis Little Boy ao Sailor Blue, culminando com o explícito marrom…Emperador.
EXPERIÊNCIAS DA COR
Enquanto isso, em eventos, no varejo e nas ações de ativação de marcas, a cor tem jogado um papel cada vez mais importante, especialmente porque o recurso à criação de um universo, de um ambiente, é cada vez mais frequente. Foi o caso de duas experiências recentes que chamaram nossa atenção, o projeto Color Factory, em San Francisco, e o 29Rooms, que o site Refinery29 montou durante a última New York Fashion Week.