COMER & BEBER CELEBRA A ESFUZIANTE CULTURA GASTRONÔMICA PAULISTANA
Há anos apontada como tendência forte no universo do consumo, a gastronomia continua em alta entre nós, produzindo novos fenômenos e solidificando o espaço reservado às suas estrelas entre as preferências do consumidor. Mais um sinal do vigor desse campo – apesar da crise – foi a realização da Feira dos Campeões Comer & Beber, evento da Veja SP, que reuniu os estabelecimentos premiados pela revista, durante quatro dias, no Jockey Club de São Paulo.
Restaurantes estrelados, bares e “comidinhas” no mesmo espaço
O que mais atraiu o público foi exatamente a ideia de juntar, no mesmo espaço, restaurantes, bares e endereços de comidinhas com clássicos da culinária paulistana, oferecendo petiscos, pratos e drinques a preços acessíveis, entre 10 e 40 reais (ou, pelo menos, praticáveis, se comparados a quanto se gasta para frequentar alguns dos endereços estrelados presentes). Estavam lá do Frangó ao Fasano, do Bar do Luiz Fernandes ao Eataly, do Rubaiyat à La Guapa Empanadas, além de bares como o Frank e o SubAstor.
Completavam a ideia de feira alguns (poucos) estandes de marcas relacionadas, entre os quais se destacava o da Cacau Show, patrocinadora do evento, com uma bela instalação que fazia valer a pena a visita, comprovando o investimento da empresa em imagem e branding. Uma programação paralela ofereceu aulas para crianças e adultos, além de jantares, mais exclusivos, e de boa música trazida em parceria com o Bourbon Street.
Abrir espaço para os novos e perenizar as estrelas da gastronomia
Abrir caminho para estabelecimentos menos badalados e para os novos talentos emergentes é fundamental para a renovação do setor e para a produção de novidades, que o consumidor deseja e, ao mesmo tempo, demanda. Por outro lado, nenhuma indústria pode se firmar sem perenizar suas “estrelas”. A esse respeito, vejam-se as dificuldades atuais que estilistas e marcas de moda nacionais do primeiro escalão vêm encontrando para permanecer em destaque nos eventos do setor, o que certamente enfraquece a moda como um todo.
Por outro lado, o “consumidor emocional” sabe o que deseja. O público quer experimentar e degustar para poder consumir, curtir, ter orgulho e, em tempos de hipercomunicação, falar e postar sobre. O acesso proposto pela Feira dos Campeões é, sem dúvida, mais um passo importante no sentido da democratização desse universo e as próximas edições devem pensar em como ampliá-lo.
Aliás, temos muito o que fazer nesse quesito. Embora sejam eventos com propostas diferentes, a feira peruana Mistura sempre vem à mente, quando o assunto é a celebração popular da gastronomia. De resto, como se viu mais uma vez na Comer & Beber, a esfuziante cultura gastronômica paulistana – e brasileira – tem tudo para continuar sendo não apenas uma tendência, mas uma sólida referência internacional.