O D E S

Cursos

CONHEÇA AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO E CONSUMO


Idealizados e ministrados por Dario Caldas, são cursos livres de curta duração sobre tendências, abordadas em todos os seus aspectos, destinados a profissionais de diversas áreas e times de empresas. A partir de 2010, foram oferecidos presencialmente, no âmbito do training program do Observatório de Sinais. No período da pandemia (2020-2022), foram realizados on-line e ao vivo, e também oferecidos como uma jornada de formação completa em tendências, dentro do programa “Trend Studies”. Atualmente, são realizados esporadicamente e podem ser contratados sob demanda. Para quem todos os cursos são indicados:


• Profissionais das áreas de experiência do consumidor, UX, CX, marketing e branding, inteligência e pesquisa de mercado, varejo, comunicação e publicidade, planejamento, criação, desenvolvimento de produtos e serviços em geral.

• Gerentes de produto e projeto, compradores, estilistas, profissionais envolvidos na construção da oferta (direção, marketing, comunicação, digital).

• Produtores de conteúdo, creators, influenciadores, consultores de imagem e estilo, jornalistas.

• Analistas de tendências, coolhunters, professores e público interessado em geral.


1. Observatório de Sinais®: Como Decifrar o Espírito do Tempo


A pesquisa de tendências, também chamada de coolhunting, consolidou-se como um instrumento essencial para a inteligência de mercado, por sua capacidade de produzir uma visão ao mesmo tempo atual, prospectiva e estratégica dos fenômenos de comportamento e consumo. No programa: key concepts sobre tendências, os pilares da metodologia dos sinais, métodos e ferramentas de pesquisa, análise e avaliação de tendências, como analisar o Zeitgeist, as principais direções do consumo contemporâneo, entre outros temas.


2. Sociologia e História das Tendências


A proposta do curso é fazer uma reflexão sobre o fenômeno “tendência” como traço distintivo da modernidade, como campo profissional em expansão e, também, como objeto de estudo, dentro de uma sociologia das tendências. No programa: Abordagens e conceitos para melhor analisar as tendências, a evolução histórica para entender o consumo contemporâneo, como o profissional de tendências surgiu e suas novas competências, textos, autores, referências e fontes para aprofundar a pesquisa, entre outros temas.


3. Tendência e Marca: do Produto ao Marketing


Tendências são uma ferramenta poderosa para as marcas em vários momentos do processo produtivo e da gestão, desde o desenvolvimento de produtos até o comercial. As tendências também dão o quadro de referência para que o marketing, o branding e a comunicação das marcas possam ajustar seus discursos e ações. Além disso, saber comunicar as tendências é uma competência necessária tanto aos times envolvidos em processos de inovação e na construção da oferta em geral, quanto aos próprios profissionais de tendências e coolhunting. No programa: A relação da marca contemporânea com as tendências, como utilizar tendências no marketing e na gestão da marca, cases de aplicação de tendências em produtos, serviços e experiências, passo a passo do desenvolvimento de um produto ou inovação com base em tendências, como articular um discurso para comunicar tendências.


4. Análise Geracional para a Gestão da Marca


No universo do consumo, as gerações formam uma segmentação muito fértil para orientar processos de inovação, sintonizar as marcas com seus públicos e posicionar produtos, serviços, experiências, lojas e estratégias de comunicação e de marketing. A proposta do curso é clarear os conceitos, desfazer os nós e entregar, de modo objetivo, uma grade analítica das gerações como ferramenta para obtenção de insights valiosos. No programa: Histórico e características das principais gerações, perfil comportamental e de consumo das gerações atuais, tendências e sua relação com as gerações, estratégias para comunicar com cada grupo, entre outros temas.


5. Experiência e Comportamento do Novo Consumidor


Este curso discute como as mudanças recentes e aceleradas transformaram as formas de definir, construir e entregar experiências valiosas para o consumidor. Um curso focado no entendimento do consumidor contemporâneo, peça-chave para aplicar corretamente todo e qualquer estudo de tendências. No programa: Um perfil geral e as motivações do consumidor na sociedade contemporânea, abordagens e conceitos para analisar mais profundamente a experiência do consumidor, as principais tendências em experiência do consumidor, entre outros temas.


Para informações, contratar curso, formação individualizada/customizada e programa de mentoria: Entre em Contato.


Saiba Mais

  • sobre o Dario
  • Livros
  • Palestras
  • Cursos