Influência social

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O caderno Mais! da Folha de S.Paulo (link só para assinantes) do último domingo, 26/07, deu espaço para a “caça às tendências”, no sentido que mais nos interessa. O texto do pesquisador Alexandre Abdo faz uma análise das contribuições de sociólogos como Salomon Asch, Stanley Milgram e Everett Rogers para o desenvolvimento da sociologia da difusão e da influência social, no século XX. O texto se refere, ainda, à “guerra” de empresas-gigante do universo ponto.com por profissionais desse perfil, com formação mista entre ciências exatas e sociais, e que procuram explicar a formação de padrões comportamentais que acabam sendo adotados por enormes fatias de consumidores. Cita, também, o indefectível Malcolm Gladwell, de “O Ponto de Desequilíbrio” e “Blink” (e o atual, e menos interessante, “Fora de Série”). Aliás, nada mais atual do que falar de “influenza” social e modelos de difusão por epidemia – com o perdão pelo mau gosto do trocadilho.

Odes
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