L’Écran Global
[photopress:capa.gif,full,centered]Gilles Lipovetsky acaba de lançar na França mais um livro fundamental para compreender a hipermodernidade: L’Écran Global (“A Tela Global”) pela editora Seuil. Escrito a quatro mãos com Jean Serroy, o livro analisa a generalização das telas como traço característico do nosso tempo, desde a influência do cinema até manifestações contemporâneas, como os games.
A época contemporânea é a da proliferação das telas. A aventura começou há mais de um século, com a tela original: a do cinema. No momento em que, da televisão ao vídeo, do computador ao celular, das câmeras de vigilância à internet, assistimos ao advento da tela global, o que vai acontecer com essa nova cultura das telas? A tese desenvolvida aqui é a de que, longe de assinalar a morte da 7ª arte, a época da tela-total registra a maior mutação já conhecida pelo cinema. Não apenas ele se metamorfoseia em hipercinema em torno de três figuras constitutivas (excesso, multiplexidade, distância) como tornou-se produtor de um mundo e de uma visão de mundo. Todas as outras telas são a partir de agora reestruturadas pela lógica da “starificação”, da hiper-espetacularização e do divertimento. O livro expressa uma outra abordagem, a que considera que as imagens dos tempos hipermodernos não são sinônimo de empobrecimento do pensamento, do sensível, da estética. O filme da civilização contemporânea, sem roteiro de catástrofe nem happy end, leva a forjar um modelo inédito de inteligibilidade do cinema, das telas e, mais profundamente, da cultura que virá.
L’écran global lança uma série de novos conceitos para entender a relação do consumidor com a cultura das telas, especialmente o turbo-consumidor brasileiro, formado antes pela televisão do que pelo cinema propriamente dito. Embora a lógica geral seja a mesma, descrita por Lipovetsky e Serroy, ao leitor brasileiro fica a tarefa necessária (e estimulante) de dar um passo além na reflexão e pensar as especificidades do olhar televisivo (e de que televisão se trata) sobre o mundo.