MARCAS ESOTÉRICAS, MAIS POLÊMICA COM INFLUENCERS E OUTROS NOVOS SINAIS

Nova rodada de sinais captados por nossa inteligência, sobre temas e setores diversos, para inspirar os times de marketing e produto e alimentar a sua pesquisa… Neste post: mais sinais de aceleração; a polêmica sobre os influencers se acentua e chega à China; a tendência à espiritualidade se confirma (e o ODES lançou primeiro!); e um material de pesquisa sobre a “década que nunca sai de moda”… Boa leitura!

++ Rápido

A macrotendência da aceleração, que tomou conta da sociedade e das tendências, dá novos sinais de que não quer mesmo arrefecer. A Nike lançou um novo modelo de corrida que promete ser o mais rápido de todos os tênis, ever – e a imagem usada para comunicar o conceito é para não deixar nenhuma dúvida! Desde julho último, a Choosy oferece modelos-relâmpago, inspirados no que as celebridades “acabaram de usar” – e que bombou no Instagram -, produtos disponíveis em menos de duas semanas…E a The Inside é a nova “marca de design fast fashion” americana: o site oferece itens para a casa 100% customizáveis e feitos sob demanda, e, mesmo assim, entregues em duas ou três semanas apenas! O conceito, segundo a CEO Christiane Lemieux, se alimenta da ideia de que os millennials tratam a casa como se fosse o seu closet, trocando constantemente de peças, cores e acabamentos, uma espécie de work in progress que nunca fica pronto de uma vez…. Haja fôlego! São sinais que fazem refletir: bastou o mercado americano se reaquecer e onde foi parar todo o discurso anticonsumista, associado às novas gerações e tão apregoado nos últimos anos?

 

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Nike, “the fastest ever training product” (divulgação).

 

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Produtos “fast design” da The Inside (divulgação).

 

Des-influência

A onda dos influencers continua sob forte ataque. Desta vez, um extenso artigo do site Vox mostra como os beauty influencers, do setor de beleza, estão sendo pagos pelas marcas não para falar bem, mas para detonar com as concorrentes em resenhas de produtos para lá de tendenciosas…Na mesma linha, começam a se tornar frequentes as análises sobre fracassos retumbantes de marcas e produtos apoiados por celebridades: o Fast Company deu matéria sobre isso, e o South China Morning Post também relatou os problemas das marcas de luxo com sete bad boys, artistas e cantores, escolhidos para representá-las no mercado asiático… Sinal amarelo piscando forte!

 

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Lá, como aqui: Jackson Wang, um dos “bad boys” chineses em conflito com as marcas de luxo para as quais emprestam a imagem. Foto: South China Morning Post.

Magia e metafísica: aqui no ODES, antes

Os sites de tendências contam que, para sensibilizar os millennials e os jovens da Geração Z, as marcas estão apelando para a espiritualidade alternativa, explorando temas como as videntes, o tarô e a astrologia… A Gucci é uma delas, como se pode ver pela nova campanha de joalheria e relógios da marca. Os acessórios metafísicos de Madonna nas aparições de seu 60º aniversário são mais uma confirmação da tendência, que você conheceu aqui, antes: se você acompanha o Sinais, sabe, desde janeiro último, quando lançamos a tendência OH! MY GOD, que uma nova onda de espiritualidade viria com tudo – e veio, né?

 

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Madonna no Marrocos. Foto: Instagram.

80’s Forever

Os anos 1980, chamados no Brasil de “década perdida”, também poderiam ser chamados de “os anos que nunca mais saíram de moda”… Este infográfico sobre a efervescente cena musical inglesa do período, produzido e publicado pelo Estadão, é simplesmente imperdível. O material, na verdade, cobre do punk até a música eletrônica, com foco na lendária gravadora Factory, de Manchester, mas também dá uma geral nos anos 1990 e em outros selos independentes. Excelente para pesquisa – e se você viveu esse período, pode se jogar, sem moderação…

 

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Artes gráficas do movimento punk. Foto: Corel77.

 

 

Odes