O case Crocs
Como nós, vocês devem ter perebido que os calçados de plástico Crocs invadiram as ruas neste verão. Designers e analistas – que têm opinião nem sempre favorável ao que a marca propõe – tentam entender o porquê dessa escolha dos consumidores. Aqui vai a nossa contribuição:
- 1. O discurso da marca, desde sempre, foi o do conforto aliado à praticidade – mais Zeitgeist impossível, totalmente em sintonia com a geração atual, muito desencanada de afetações e excessos.
- 2. Para os que achavam as cores berrantes e os modelos de mau gosto, a resposta tem vindo em cores muito mais OK, e a verdade é que os produtos deram um upgrade em design, aumentando visivelmente a sua parte de mercado nos nichos em que a marca já era forte. Esse, aliás, é o ponto número 3:
- 3. O valor percebido da marca se construiu mesmo a partir de nichos menos fashion, como o infantil, a terceria idade e, agora, com muita força, o masculino.
- 4. E não é que a forma de “tamancão” meio hippie acabou por agradar, pelo menos dentro do registro casual que a marca propõe?