logo

CONSUMIDOR

EMOCIONAL

Os novos comportamentos de consumo e seus impactos para o marketing

O consumo emocional, experiencial e sensorial deixou de ser um aspecto particular do consumo e está se tornando, rapidamente, a forma geral do consumo contemporâneo. Entender as mudanças e os processos na base dos novos comportamentos de compra e consumo é o principal objetivo desse curso.

Objetivos do curso

Comportamentos de consumo

Entender em profundidade os novos comportamentos de consumo e seus impactos para o marketing, a gestão de empresas e de marcas.

Informação estratégica

Capacitar os participantes para a análise do comportamento do consumidor, objetivando a obtenção de informação estratégica.

Atualização

Atualizar/aplicar conceitos relativos ao comportamento do consumidor para a sociedade e o mercado atuais.

Programa

consumo emocional

by Redefinindo consumo emocional a partir do entendimento do individualismo como macrotendência.

Campo do consumo emocional

by Atributos e objetos

Comportamentos de consumo emergentes

by como interpretá-los e principais tendências.

novo perfil do consumidor emocional

by Consequências para o marketing, a gestão da marca e o branding. Como lidar com o novo consumidor.

Variáveis psicológicas no consumo emocional

by Motivações, percepções, atitudes e estratégias de aprendizagem do consumidor contemporâneo.

Variáveis sociais no consumo emocional

by Influência e influenciadores. Nova dinâmica entre indivíduos, grupos e classes e consequências para o consumo.

Tomada de decisão e novos modelos mentais

by Impactos do digital, do comportamento mobile e do neuromarketing

Consumo emocional

by Definição, implicações e abrangência do campo do consumo emocional.

Perfil do consumidor emocional

by Atributos e consequências para o marketing e a gestão das marcas.

Variáveis psicológicas e influências sociais.

by Atualização das variáveis e influências do comportamento do consumidor em função do consumo emocional

Tendências.

by Principais tendências e comportamentos emergentes.

Diferenciais

Arquivos digitais

Conteúdo completo fornecido em arquivos digitais, textos de apoio e referências.

Exercícios

Exercícios de aplicação prática e resolução de problemas.

Cases

Discussão de cases de mercado.

Coordenador

dario caldas

Dario Caldas

sociólogo e mestre em comunicação

SAIBA MAIS

datas e formatos
a combinar
  • sugestão: 4 encontros de 4 horas, 1 vez por semana.
carga horária
16h
  • duração do curso
Informações detalhadas

Proposta do curso

Os manuais de marketing costumam fazer uma oposição entre o consumidor racional e o consumidor emocional, definido, tradicionalmente, como aquele que compra com base em emoções, humores e, frequentemente, por impulso. Tendo em vista as profundas mudanças socioculturais e comportamentais das últimas décadas, emergiu uma visão muito mais rica e complexa do consumo emocional, que decorre do individualismo, isto é, da crescente autonomia dos indivíduos em suas escolhas e estilos de vida.

Desse modo, o consumo emocional tornou-se uma espécie de forma geral do consumo contemporâneo, e não um aspecto seu em particular.

Essa nova abordagem permite entender o novo perfil do consumidor, cujas estratégias de compra e consumo não se explicam mais, de maneira completa e precisa, por meio dos esquemas estabelecidos.

No caso específico do mercado brasileiro, a crise político-econômica, que aponta para a superação do período fortemente ideologizado dos últimos anos, acentua ainda mais as mudanças em curso e traz profundas implicações para o mercado.

Onde é realizado o curso?

O curso é realizado no local a ser definido pelo contratante: dentro da empresa
ou em locais externos (neste caso, a organização pode ficar a cargo do ODES).

Há um número ideal de participantes?

Sugerimos grupos de no mínimo 5 e no máximo 20 participantes.

Há alteração do formato e datas para realização?

O formato sugerido (4 encontros de 4 horas, 1 vez por semana) é apenas
indicativo e pode ser customizado de acordo com as necessidades.

Entre em contato para mais informações e orçamento