Colóquio Espaço das Artes Contemporâneas

Colóquio Espaço das Artes Contemporâneas


A gente tem falado há tempos sobre a importância estratégica da arte contemporânea na busca dos sinais que ajudam a captar o Zeitgeist. A Unicamp está organizando esse Colóquio, de 3 a 5 de dezembro, ainda dá tempo de participar. Relatos de quem puder ir serão bem-vindos...

    O Colóquio tem como seu objetivo maior analisar as variadas formas de inserção, difusão e discussão da arte em nossa contemporaneidade, tanto na esfera pública e/ou institucional, quanto nos chamados espaços virtuais. Atualmente, o local da arte está muito distante se constituir apenas de galerias, museus e espaços expositivos tradicionais. Como se dá, por exemplo, a inserção da arte no espaço urbano atual e como sua lógica formal se completa na relação com a cidade?

    Quais as estratégias de circulação adotadas pelos artistas para fazer frente a um mercado em busca de produtos massificados? Como criar uma plataforma de discussão e atuação críticas em torno do papel da arte e dos sistema de arte em tempos de espetacularização e virtualização da cultura? Qual a maneira mais eficaz de apresentação de trabalhos que não dependem de uma relação institucional real, e nos quais a noção de autoria é profundamente diluída? Quais os termos reais da relação entre os espaços institucionais e a arte contemporânea? Qual o espaço ocupado, no meio editorial brasileiro, pelos documentos e estudos voltados para a arte contemporânea? A partir dessas indagações, buscar-se-á refletir sobre a condição do próprio objeto de arte hoje e a sua interlocução com o espaço, o tempo e o público.


download

nenhum post

COMMENTS

LEAVE A REPLY

O seu endereço de e-mail não será publicado.