COMO O CIBRIDISMO ESTÁ TRANSFORMANDO AS NOSSAS VIDAS

COMO O CIBRIDISMO ESTÁ TRANSFORMANDO AS NOSSAS VIDAS


A interpenetração entre os mundos on e offline continua. Confira novos sinais que reafirmam que essa macrotendência não tem prazo de validade.

Cibridismo (ciber + hibridismo) é um termo que designa a hibridação entre os mundos on e offline, isto é, a interpenetração crescente entre essas duas esferas, fazendo com que seja cada vez mais difícil, senão impossível, existir em apenas uma delas.

Talvez você não conheça a palavra em si, mas é claro que o que ela significa não é mais mistério para ninguém. Porém, como estamos vivenciando esse processo “a quente”, fazendo parte dele, muitas vezes fica difícil ter o distanciamento necessário para avaliar o quão rapidamente ele avança.

E põe rapidez nisso! Veja os sinais que o ODES recolheu, em um único dia, sobre como as mídias estão tratando, com insistência, do assunto, refletindo a nossa nova realidade de seres on/offline - e que já pode ser classificada, sem medo de errar, como uma das mais importantes macrotendências do século.

Como o cibridismo está transformando a sua vida_ODES

Sensor wearable, desenvolvido pela Universidade de Tóquio. Foto: divulgação.

INSTAGRAM-FRIENDLY

Multiplicam-se as notícias sobre atividades “físicas” ou offline que se preocupam cada vez mais em aparecer bem na foto – ou no Instagram, para falar a verdade... O site Fast Company deu uma matéria sobre os cafés e restaurantes de Nova York que têm o seu “cantinho do Instagram” e o quanto isso está impactando positivamente o marketing desses estabelecimentos.

Como o cibridismo está transformando a sua vida_ODES

E não é só na gastronomia que essa onda vem com tudo. Até mesmo espaços urbanos estão sendo projetados com a preocupação explícita de facilitar a vida do usuário de mídias sociais, como essa passagem fácil de enquadrar, no Québec, Canadá:

Como o cibridismo está transformando a sua vida_ODES

Passages Insolites, instalação em Québec. Foto: Dezeen.

NA PELE

Os wearables – ou tecnologias vestíveis – são exemplos perfeitos sobre como estamos nos tornando cíbridos. Mas, no Japão – e o Japão sempre vai além, quando se trata de tecnologia - alunos de engenharia da Universidade de Tóquio inventaram um sensor wearable, que se aplica sobre a pele e que funciona como um carimbo, apagando-se depois de uma semana de uso. Revolução à vista no mundo dos sensores...

Como o cibridismo está transformando a sua vida_ODES

Sensor wearable, desenvolvido na Universidade de Tóquio. Foto: divulgação.

COLEÇÃO 2018 DE...EMOJIS

No ano que vem, quais serão os símbolos prediletos para as mensagens online de crianças de todas as idades? O Unicode – grupo sem fins lucrativos fundado no início dos anos 90 com o objetivo de assegurar que todos os caracteres do mundo possam ser representados no computador - já adiantou que há 67 novos emojis em processo de aprovação para enriquecer nossas interações em mídias sociais. A lista definitiva sai em outubro.

Como o cibridismo está transformando a sua vida_ODES

Imagem: Unicode.

Ah! só para constar: houve um tempo em que a nossa atenção era mobilizada pela nova coleção da marca A ou B, nas semanas de moda mundo afora...lembra?

EU, MARQUETEIRO

E se você - como todo mundo, em tempos de mídias sociais - é daqueles que começa a postar sobre o próximo projeto que vai realizar, ainda pegando um Über para a reunião de confirmação com o cliente...sabe exatamente do que estamos falando 😉

Bem-vindo ao mundo cíbrido, a nova versão do seu mundo!

Como o cibridismo está transformando a sua vida_ODES

Foto: Mladen Antonov/AFP