Coolhunting é tema de dissertação em universidade portuguesa

Coolhunting é tema de dissertação em universidade portuguesa


Depois de pequenas férias de Páscoa, aqui vamos nós novamente, reativando agora os links de pesquisa acadêmica do ODESBLOG. Quem nos enviou uma colaboração foi a Julia Picoli, que está fazendo mestrado em Design e Marketing do Vestuário, na Universidade do Minho, em Portugal, e estudando o coolhunting como ferramenta. Olha só como ela resumiu o seu estudo:


    As marcas necessitam investigar os hábitos de consumo de seus clientes, bem como o que acontece na rua, nos clubes, nos shows, nas praças, bares e todos os lugares onde possam começar tendências que logo se espalham e se tornam moda. Devido ao ciclo de vida dos produtos ser cada vez mais curto, as empresas procuram prever as tendências para lançar moda. Para suprir essa necessidade de antecipação de tendências, surgiu o coolhunter, que utiliza um dos métodos mais atuais e eficazes de investigação de tendências. Estes profissionais estão em busca de tendências, movimentos culturais, comportamento, mas também do que o consumidor quer e o que ele pensa. Os jovens são o ponto de partida para uma parte importante dessa análise de tendências. São, em primeiro lugar, receptores e comunicadores dos valores, modas e tendências em todas as sociedades. Em segundo, conseguem adaptar-se mais facilmente do que qualquer outro grupo.
    Do outro lado estão as empresas, com seus marketeers, designers, estilistas, equipes de criação que têm a tarefa de transformar essas pesquisas de tendências e informações recebida dos coolhunters em produtos de moda, com aceitação no mercado, com conceito adequado e rentabilidade para empresa.
    Com este estudo pretende-se definir as características desta nova forma de pesquisar tendências e suas metodologias bem como definir os métodos e processos de implementação das tendências nas empresas. O coolhunting é já bastante utilizado nos EUA e Europa, mas pouco explorado no Brasil. Unindo o estudo desta pesquisa de tendências e as metodologias de transformação das tendências em produtos de sucesso para a empresa, espera-se contribuir para a compreensão e difusão de uma técnica pouco explorada no Brasil.

Contatos com a Julia: Juliaisoppo1@hotmail.com

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