DECA, MARCA LÍDER DE MERCADO QUE OUVE O CONSUMIDOR

DECA, MARCA LÍDER DE MERCADO QUE OUVE O CONSUMIDOR


Nos últimos anos, a Deca - empresa do grupo Duratex e maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul - vem buscando realizar ações para reforçar o seu posicionamento de liderança no mercado brasileiro. Entre as diretrizes adotadas, está uma aproximação cada vez maior com o consumidor, para conhecer em profundidade o seu comportamento, seus desejos e necessidades, além de inovações em produtos, comunicação e marketing. No começo de março, estivemos na feira Expo Revestir 2017, a principal do setor, e pudemos constatar algumas das ações implementadas pela marca.

 

Inovações em produtos, comunicação e marketing

É o caso do lançamento de uma linha de produtos desenvolvida em parceria com o designer Jader Almeida e que recebeu o prêmio "Best in Show", dado aos destaques da feira, na categoria Peças Especiais. A parceria com um designer numa operação de co-branding é uma estratégia para agregar valor aos produtos e, simultaneamente, criar diferenciação para a marca.

Deca Expo Revestir 2017 ODES

Lançamento Deca na Expo Revestir 2017, em parceria de desenvolvimento com o designer Jader Almeida

 

Em seus estandes, a Deca buscou contextualizar os lançamentos dentro de ambientes, o que representou um avanço inequívoco. Essa forma de exposição é muito mais clara e inspiradora, permitindo ao visitante (ou ao consumidor) não apenas ter ideias de consumo, como também entender melhor os produtos e a proposta que a própria marca tem para o ambiente como um todo.

Produtos contextualizados em mini-ambientes no estande da Deca

Produtos contextualizados em mini-ambientes no estande da Deca

A marca também liderou a revisão da norma NBR 9050-2015 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), relativa ao banheiro para cadeirantes. Além de abraçar a causa, com ganhos evidentes de imagem, foi desenvolvida para esse público especial uma nova linha de produtos, mais modernos e funcionais, como barras de apoio e cadeira de banho - o que, mais do que necessário, era urgente.

Entre as diversas atividades de informação oferecidas pela feira Expo Revestir, a Deca patrocinou o Fórum de Designers de Interiores, com um programa de alto nível e a participação de profissionais internacionais, o que sem dúvida presta serviço ao aperfeiçoamento da atividade no Brasil e aproxima ainda mais a marca dos designers de interiores, com os quais ela já vem trabalhando estreitamente.

Em 2015, a Deca contratou o Observatório de Sinais para realizar o estudo em profundidade “Tendências para o Ambiente Banheiro”, desenvolvido com base em pesquisas com consumidores, identificação e análise de tendências para os produtos e o mercado do banheiro como um todo. O projeto resultou em um extenso conjunto de análises e recomendações estratégicas, que são os diferenciais dos estudos ODES.