O QUE DIZEM OS NOVOS SINAIS SOBRE MODA E IDENTIDADE MASCULINA

O QUE DIZEM OS NOVOS SINAIS SOBRE MODA E IDENTIDADE MASCULINA


No momento em que o gênero ocupa um lugar central na cultura pop, novos sinais atualizam a discussão sobre a identidade do homem.

A evolução das identidades masculina e feminina, você já sabe, é uma constante nos estudos ODES de tendências. Neste momento em que as questões ligadas ao feminismo e ao gênero ocupam um lugar central na cultura pop – e na semana em que o novo filme da Mulher Maravilha bateu todos os recordes,  e o Batman “clássico” da TV morreu, numa triste coincidência -  em que ponto está a discussão sobre a identidade do homem?

o que dizem os novos sinais sobre moda e identidade masculina_ODE

POW! Adam West (Batman) e Burt Ward (Robin) em ação.

NUANCES

No cinema e nas séries de televisão, enquanto as histórias sobre mulheres e garotas atingem um novo patamar, as representações de personagens masculinos e da própria sexualidade masculina ganham cores mais nuançadas, frequentemente distantes dos estereótipos a que estamos habituados.

É o que indicam filmes e séries como o último Mad Max, os dois Magic Mike, Outlander (série de televisão anglo-americana, cujo sucesso se deve em grande parte à interpretação de Sam Heughan para o personagem Jamie Fraser) e o filme brasileiro Boi Neon, para citar alguns exemplos recentes.

o que dizem os novos sinais sobre moda e identidade masculina_ODES

Sam Heughan interpreta o personagem Jamie Fraser, na série Outlander. Foto: divulgação.

 

o que dizem os novos sinais sobre moda e identidade masculina_ODES

Juliano Cazarré no filme "Boi Neon". Foto: divulgação.

BEEFCAKE

Ao mesmo tempo, a sexualização crescente do corpo masculino – uma tendência das últimas décadas que só vem se acentuando - faz com que os personagens atuais expressem uma ansiedade que, até aqui, era uma representação tipicamente feminina.

o que dizem os novos sinais sobre moda e identidade masculina_ODES

Daniel Craig sai das águas como James Bond, em Cassino Royale (2006)...

o que dizem os novos sinais sobre moda e identidade masculina_ODES

...cena que cabia a Ursula Andress, em "007 contra o Satânico Dr. No" (1962).

MASCULINIDADE TÓXICA

“Is it ok for a guy..?” é a assinatura da nova campanha Axe, marca que costuma pôr em evidência o debate sobre o masculino. Agora, a ênfase é sobre o quanto os jovens sofrem, eventualmente, para bancar aquilo que se espera de um homem. Isso é mostrado pelas buscas que os rapazes fazem no Google sobre o que é ou não “ok” para um homem.

E A MODA?

Já se sabe que os homens estão mais soltos e divertidos. Novas pesquisas têm demonstrado que os adultos Y se interessam mais por moda e fitness do que quando eram mais jovens, e esse efeito parece se acentuar quando eles se tornam pais.

o que dizem os novos sinais sobre moda e identidade masculina_ODES

Nestes anos de crise, a balança da moda, em busca de novidades, pende mais uma vez para o mercado masculino. Marcas novas são lançadas – como a Torinno, que seu proprietário, o stylist Luís Fiod, definiu como “não careta”, como exige o homem moderno, mas também “utilitária e nada decorativista" (Ela / O Globo, 10/06/17), ou seja, características bem masculinas, embora o apelo genderless esteja na ponta da língua de todo mundo...

Marlon Teixeira em campanha da nova marca Torinno. Foto: Way Model | divulgação.

Londres e Nova York já deram a partida para os lançamentos de moda masculina primavera/verão 2018. Vamos acompanhar as novidades da temporada e voltamos ao tema, em breve!