O QUE ESSAS NOVAS SÉRIES DIZEM SOBRE O ZEITGEIST

O QUE ESSAS NOVAS SÉRIES DIZEM SOBRE O ZEITGEIST


Quem nos acompanha sabe que adoramos olhar para as séries. Neste post, vamos dar uma conferida em séries que têm chamado a nossa atenção, por diversas razões - especialmente, como sintomas do Zeitgeist.

BIZARRO VENDE

A segunda temporada da loucura sobrenatural de Stranger Things  passou a ser oferecida por streaming desde a última sexta-feira pela Netflix – e até Tio Silvio falou sobre ela, no Teleton... Aproveitando a ocasião, a rede de varejo fast fashion Topshop lançou uma coleção exclusiva inspirada na série, com apelo teen e pegada anos 80. O forte são as camisetas e agasalhos, mas têm também acessórios e outros itens, homenageando Barb, o Upside Down, a cidade fictícia de Hawkins e outros elementos da ficção.

stranger-things_POR QUE ESSAS SÉRIES ESTÃO CHAMANDO A NOSSA ATENÇÃO_ODES

Coleção Tophop x Stranger Things. Foto: divulgação.

 

A parceria entre a Topshop e a Netflix também envolveu a transformação da loja da Oxford Circus num mundo inspirado em Stranger Things, com direito a performance na vitrine.

store_Topshop-X-Stranger-Things-Collection_POR QUE ESSAS SÉRIES ESTÃO CHAMANDO A NOSSA ATENÇÃO_ODES

A vitrine temática Stranger Things na Topshop Oxford Circus. Foto: internet.

CARONA ESPERTA

Se operações de co-branding entre o universo do entertainement e o da moda não são novidade, é no território quentíssimo das séries que essas ações têm encontrado espaço para se desenvolver. Recentemente, a IKEA pegou carona no sucesso de Game of Thrones. Ao "ouvir dizer" (rumores? marketing?) que as capinhas peludas do figurino de alguns personagens tinham sido feitas com seus tapetinhos, a gigante sueca não deixou por menos e divulgou em suas redes sociais uma receita DIY para os fãs de ambas as marcas saberem como fazer a transformação do produto, em casa.

ikea-game-of-thrones-spoof-instructions_POR QUE ESSAS SÉRIES ESTÃO CHAMANDO A NOSSA ATENÇÃO_ODES

O passo-a-passo da Ikea para transformar um tapete numa capa GoT. Foto: divulgação | Dezeen.

TERROR ESPIRITUAL

Enquanto o mundo faz uma longa pausa até a próxima e derradeira temporada de GoT, que séries em exibição na TV paga brasileira têm chamado a nossa atenção? A resposta é “cabeluda”: o novo horror continua profícuo e agora as novidades vêm da vertente “terror espiritual”.

Senão, vejamos: Tem a nova versão de O Exorcista, original da Fox, exibida no Brasil no canal FX, inspirada no clássico filme de 1973. A série – que teve a atriz veterana e queridona Geena Davis na primeira temporada - conta a história de dois padres exorcistas que livram as pessoas do mal.

exorcista_POR QUE ESSAS SÉRIES ESTÃO CHAMANDO A NOSSA ATENÇÃO_ODES

Série O Exorcista. Foto: divulgação.

No mesmo universo, The Preacher (série original da norte-americana AMC, exibida pelo canal AXN no Brasil)) tem como protagonista um padre recém-convertido que acha que é de Deus, mas na verdade é do “outro”. A esquisitice se passa num cenário América profunda e inclui um personagem que tem cara de...bem, é preciso ver para crer.

preacher_POR QUE ESSAS SÉRIES ESTÃO CHAMANDO A NOSSA ATENÇÃO_ODES

Série The Preacher. Foto: divulgação.

preacher2_POR QUE ESSAS SÉRIES ESTÃO CHAMANDO A NOSSA ATENÇÃO_ODES

Personagem da série The Preacher. Foto: divulgação.

E na mesma linha “poderosos do mal que fazem o bem às pessoas”, também tem a série Lucifer, mais uma da Fox, exibida no Brasil pelo canal Universal. O anjo caído e renegado passa temporada terrena junto a uma equipe de investigação e usa seus poderes para seduzir as incautas (e por que não os incautos?) e resolver enigmas criminais.

lucifer_POR QUE ESSAS SÉRIES ESTÃO CHAMANDO A NOSSA ATENÇÃO_ODES

Lucifer. Foto: divulgação.

SANTA INTERPRETAÇÃO

Um padre possuído que é boa pinta e popular, um anjo das trevas irresistível... Afinal, o que está acontecendo com o império do mal, que resolveu ser agente do bem? Essa transmutação (para usar uma expressão que tem tudo a ver com o tema) permite arriscar a interpretação de que “a grande ameaça” Donald Trump tem algo a ver com isso (afinal, Trump é a origem de todos os males...) e que a mensagem final que se pretende difundir é a de que o inimigo, que também tem seu lado bom, não é tão feio quanto parece...A conferir os próximos episódios dessa trama!