A PARCERIA ENTRE AS DUAS GIGANTES DEVE TRAZER CONSEQUÊNCIAS PARA VÁRIOS SETORES, DO VAREJO À INDÚSTRIA DE CALÇADOS, DAS ESTRATÉGIAS DE E-COMMERCE AO BRANDING.

Está oficialmente confirmado: a Nike firmou parceria com a Amazon para incrementar as suas vendas diretas ao consumidor, num lance que traz muitas implicações para o mercado – e que, por isso mesmo, pode ser considerado como “o” sinal em business do momento.

Para a marca líder global de tênis, mais do que uma estratégia para tornar-se ainda maior e reverter o quadro de crescimento fraco que vem apresentando, o acordo com a gigante do varejo online vai permitir um controle mais fino sobre a sua própria imagem. Segundo foi anunciado, a marca terá uma espécie de site exclusivo dentro da Amazon, onde já ocupa o primeiro lugar em vendas. A estratégia revela a preocupação da Nike com o storytelling dos produtos e a forma como a marca é apresentada. Ao mesmo tempo, isso vai permitir uma fiscalização maior sobre as imitações, que existem à venda até mesmo dentro da própria Amazon. Como se sabe, sapatos são um dos itens mais propensos a falsificações, ponto cada vez mais sensível para a gestão das marcas.

por que o acordo nike amazon é o sinal do momento_ODES_tom sachs_dezeen

Mars Yard, do designer Tom Sachs, para a Nike. Foto: Dezeen | Nike

O varejo físico de calçados esportivos está em polvorosa com a notícia, nos EUA (lojas físicas que, aliás, já passam por sérias dificuldades, como abordamos aqui). Ao que parece, a Adidas, maior concorrente global da Nike, também está em tratativas semelhantes com a Amazon. Por outro lado, depois de suas investidas sobre a moda – com a criação do Amazon Prime Wardrobe, que permite experimentar roupas e só depois fechar a compra -, os receios de que a empresa de Jeff Bezos possa vir a engolir o próprio comércio de moda como um todo já é assunto corrente entre especialistas. Agora, é todo o varejo online do setor de calçados que deverá acompanhar os próximos desdobramentos da nova orientação de mercado criada pelo acordo Nike/Amazon. O Observatório de Sinais continua na análise da nova conjuntura, cujas consequências, ao contrário deste post, não param por aqui…

About the Author

Sinais

Plataforma de publicações do Observatório de Sinais (ODES). Insights que captamos e publicamos parta dar luz às suas atividades profissionais e acadêmicas

View All Articles