Os temas da hora no universo das tendências são o banco do futuro, o futuro do dinheiro, as inovações de fintechs e blockchains… Está claro que o setor é o objeto da reinvenção da vez, no universo digital.

Para citar um dado só e dar o tom das mudanças: a Square, empresa de serviços financeiros para empresas e indivíduos, fundada por Jack Dorsey (Twitter), existe há apenas 9 anos e já tem valor de mercado de 23 bilhões de dólares, quase a metade do valor do Barclays, banco britânico que tem mais de 300 anos de idade…

Os bancos brasileiros estão correndo atrás, associando-se ou criando as suas próprias fintechs e, num primeiro momento, procurando melhorar a experiência dos usuários nos apps já lançados – a maioria deles, convenhamos, sofríveis.

Porém, o buraco é bem mais embaixo… Os bancos precisam entender que o digital é muito mais do que um aplicativo. Trata-se, na verdade, de uma profunda disrupção do modelo de negócios do banco tradicional.

 

Sinais_ODES_Futuro do dinheiro

 

Na base dessa revolução em curso está a forma completamente diferente dos jovens se relacionarem com os serviços financeiros e com o dinheiro em si. É esse o verdadeiro significado da expressão “open banking.

Devido ao próprio poder concentrado pelas instituições financeiras tradicionais, o processo de inovação do setor dever sofrer mais resistências. E o recente caso do fechamento do banco digital Neon não ajuda muito, nesse sentido. Foi um sinal de alerta para o mercado e para os inovadores: é preciso ter cuidado para dar segurança aos novos negócios e, ao mesmo tempo, não deixar que casos isolados contaminem a confiabilidade do sistema em construção.

Enfim, para quem apostava suas fichas no “fim do dinheiro” – extensão de um raciocínio que prognosticava, também, a superação do capitalismo pela economia do compartilhamento –, más notícias: o dinheiro se digitaliza, fica mais barato e pode até desaparecer como moeda física corrente, mas só para ressurgir, ainda mais valorizado, pelos novos modelos de negócios em plena efervescência.

About the Author

Sinais

Plataforma de publicações do Observatório de Sinais (ODES). Insights que captamos e publicamos parta dar luz às suas atividades profissionais e acadêmicas

View All Articles