Ser Homem em 2008

Ser Homem em 2008


A quantas andam as discussões sobre o masculino e as mudanças do homem? Alguns sinais recentes indicam que, ao mesmo tempo em que a questão se globalizou, como era de se esperar, ela está assumindo contornos específicos em cada cultura. No Japão , agora são os homens que fazem o maior esforço para se manter magros, devido às pressões da moda, do mercado de trabalho (a perversa associação entre obesidade e improdutividade) e das mulheres (talvez nessa ordem mesmo!). Já na Espanha os homens estão na fase de expressar sua revolta contra os estereótipos de macho que eles devem seguir e que são impostos pela tradição. Pra quem está chegando agora no debate, é bom lembrar que já vimos esse filme no Brasil dos anos 90.
Outros sinais interessantes são o dado recém-publicado de que homens mais velhos usam menos camisinha - o que está fazendo surgir um grupo de boomers promíscuos, fazendo crescer inclusive a incidência de Aids na faixa etária acima dos 50 anos (entre as mulheres também, é verdade) – e o entendimento mais ou menos generalizado de que, no que se refere a envelhecimento e continuidade da vida afetiva e sexual, são os heterossexuais masculinos de rendas mais elevadas que se saem melhor (thanks blue pill), mulheres e gays entrando na mesma espiral descendente, à medida que a idade avança. Polêmico? Dê sua opinião.
Sobre a imagem masculina e suas representações, o último fato relevante na moda foi o desfile masculino de John Galliano para o verão 2008, Road Warriors on Venice Beach, com seus looks bandido-guerrilheiro-terrorista-militar, cujos ecos já se fizeram notar na semana de moda do Rio, e certamente aportarão também em São Paulo. Enquanto isso, começaram os desfiles masculinos de inverno 2009 nas capitais internacionais, o ODESBLOG acompanha e depois conta – se tiver o que contar, é claro...

[photopress:galliano2.jpg,thumb,centered][photopress:galliano.jpg,thumb,centered]

IMAGENS: Coleção masculina de John Galliano para o verão 2008 / Fonte: style.com


download

nenhum post

COMMENTS

LEAVE A REPLY

O seu endereço de e-mail não será publicado.