Desde o seu lançamento, no final de 2010, o Training Program do Observatório de Sinais tem tido um grande sucesso, atingindo plenamente o seu objetivo central de gabaritar profissionais para a atuação em pesquisa e análise de tendências. Os resultados, até aqui, apontam para um impressionante volume de conhecimento produzido e compartilhado, sob a forma de discussões, análises de cases, exercícios de aplicação durante e pós-curso, além das trocas de informações entre os participantes oriundos de setores diferentes, favorecendo um verdadeiro e excitante cross trending.

Entretanto, a produção intelectual do Observatório de Sinais não para, num esforço permanente de atualização e de renovação, não só de repertório como também de instrumentos de pesquisa, métodos, conceitos e visadas analíticas. Afinal, produzir, compartilhar e entregar um conhecimento estratégico de ponta em matéria de tendências é a própria razão de ser da empresa. O restante é conseqüência desse posicionamento.

No presente, quando a própria estrutura das tendências passa por um ponto de inflexão – o sociólogo Dario Caldas fala mesmo de um turning point (leia mais sobre isso no ODESblog) – nossa postura não poderia ser diferente. O momento não é para amadores, a despeito de todas as aparências em contrário! Assim, vem por aí uma continuidade do programa – já está previsto, por exemplo, o módulo avançado de “Metodologia de Pesquisa e Análise de Tendências”, para os iniciados no primeiro módulo, dando conta das “novas regras das tendências” e com mais ênfase em aplicação estratégica.

Por outro lado, o core business do Observatório de Sinais continuam sendo as consultorias tailor made, os projetos ad hoc, as pesquisas e estudos de mercado – o training program tendo sido imaginado como um complemento dessas atividades. Na renovação geral que programamos para 2012, estamos formatando também uma cesta de serviços on demand, a serem disponibilizados no nosso novo site em construção.

Aproveitamos para agradecer a todos os que participaram dos programas de 2011, especialmente aqueles que estiveram conosco no Espaço Odes, nossa sede em São Paulo. Enviaram seus colaboradores empresas nacionais e multinacionais, das mais diversas áreas de atuação (drink & food, comunicação, mídias, marketing, branding, institutos de pesquisa e coolhunting, design de produtos, mobilidade, tecnologia, varejo, moda, acessórios, higiene e household, perfumaria e cosmética, serviços financeiros e de saúde…). Foi igualmente um prazer receber profissionais autônomos, professores e pesquisadores de universidades e instituições, bem como participantes individuais, que se deslocaram de doze estados brasileiros, enriquecendo ainda mais a dinâmica dos grupos.

No que depender das novidades do Training Program em Tendências para 2012, nos reveremos em breve!

About the Author

Sinais

Plataforma de publicações do Observatório de Sinais (ODES). Insights que captamos e publicamos parta dar luz às suas atividades profissionais e acadêmicas

View All Articles