VOCÊ, CIDADÃO

VOCÊ, CIDADÃO


Um dos aspectos mais decisivos do consumo contemporâneo é como o indivíduo percebe a esfera de seus direitos, redefinindo todo o seu relacionamento com as marcas e com o mercado. Consciente, ativo, empoderado, exigente: a lista de qualificativos, constantemente ampliada, indica que estamos assistindo à emergência do “consumidor-cidadão”, para o qual as estratégias de consumo são essencialmente políticas, no sentido lato de disputa por poder, em suas múltiplas facetas cotidianas.

É esse o tema do novo estudo autoral do Observatório de Sinais, cujo objetivo principal é completar o painel de comportamentos de consumo iniciado com a publicação de “Depois de amanhã: consumo e comportamento jovem no Brasil” (2016). Para tanto, o estudo “Você, Cidadão” vai focar nos consumidores de 35 a 65 anos.

O estudo foi planejado em três etapas. A primeira, uma pesquisa exploratória das tendências relativas ao tema em níveis nacional e internacional, vem sendo realizada desde 2016. Essa fase incorporou, também, uma série de estudos anteriores realizados pelo Observatório de Sinais com consumidores da mesma faixa etária e que fazem parte do nosso banco de dados. A segunda etapa consistiu na análise de grupos e do comportamento online, por meio de blogs selecionados e das redes sociais.

Entramos, agora, na última etapa, em que serão utilizados dois instrumentos de pesquisa: questionários online e entrevistas individuais em profundidade. Essa etapa conclusiva será mais uma ferramenta usada para a comprovação do estudo “Você, Cidadão”.

Os interessados em participar da etapa atual da pesquisa – responder a um questionário online - devem acessar este link. Embora o estudo tenha por foco os indivíduos com mais de 35 anos, esta etapa é aberta a todas as pessoas com 18 anos ou mais. Os participantes também vão concorrer ao sorteio de um aparelho Kindle Paperwhite! (mais informações aqui).