MÉTODO E APLICAÇÃO

COMPORTAMENTOS DE CONSUMO

Entender os novos comportamentos de consumo e
seu impacto para o marketing e as marcas.
 

O consumo emocional deixou de ser um aspecto particular do consumo para se tornar a forma geral do consumo contemporâneo. O curso permite entender as mudanças na base dos novos comportamentos de compra e consumo, além de fornecer método de análise e de aplicação prática.  Este curso é para todos os interessados que queiram conhecer as regras do consumo emocional, como profissionais das áreas de comunicação e marketing inteligência de mercado, branding, pesquisa e desenvolvimento de produto, comercial, coolhunting e análise de tendências, professores, pesquisadores, sociólogos, psicólogos, e aberto também a universitários.

Entenda os novos comportamentos e o consumo

Objetivos do curso

Conhecimento estratégico

Entender os novos comportamentos de consumo e seu impacto para o marketing e as marcas.

Método

Fornecer método de análise, balanceando teoria e prática.

Tendências

Entregar informação sobre as principais tendências de consumo emocional.

Programa

Consumidor emocional

Definição, implicações e abrangência do campo do consumo emocional.

Perfil do consumidor emocional

Atributos e consequências para o marketing e a gestão das marcas.

Variáveis psicológicas e influências sociais

Atualização das variáveis e influências do comportamento do consumidor em função do consumo emocional.

Tendências

Principais tendências e comportamentos emergentes.

Razões para fazer o curso

Materiais

Guia de aula com referências e material complementar + Livro Vestígios do Futuro.

Aplicação prática

Aplicação dos conceitos e do método por meio de exercícios práticos.

Atualização e prospecção

Análise de cases atuais e expertise ODES em tendências.

Facilitador

Aprenda com Dario Caldas, Diretor do ODES.

Facilitador

Dario Caldas

Mestre em comunicações (ECA-USP) e sociólogo (FFLCH-USP). Fundou e idealizou a metodologia do Observatório de Sinais (SP), escritório pioneiro em pesquisa e análise de tendências de comportamento e consumo, em atividade desde 2002. Dirigiu estudos de mercado e prestou consultoria consumer-oriented para empresas e marcas como Deca, Wella, Grupo Globo, L’Oréal Paris, Johnson & Johnson e Coca-Cola do Brasil, entre outras. Larga experiência em educação corporativa e como professor em cursos de pós-graduação e MBAs.

Tem quatro livros publicados, entre os quais Observatório de Sinais: Teoria e Prática da Pesquisa de TendênciasA Reinvenção do Tempo: Aceleração e Desaceleração na Sociedade e no Consumo.

datas e formatos
  • sugestão: 4 encontros de 4 horas, 1 vez por semana.
carga horária
16h ou 8h
  • duração do curso
  • 16h – formação completa
  • 8h – formato pocket

Proposta do curso

Os manuais de marketing costumam fazer uma oposição entre o consumidor racional e o consumidor emocional, definido, tradicionalmente, como aquele que compra com base em emoções, humores e, frequentemente, por impulso. Tendo em vista as profundas mudanças socioculturais e comportamentais das últimas décadas, emergiu uma visão muito mais rica e complexa do consumo emocional, que decorre do individualismo, isto é, da crescente autonomia dos indivíduos em suas escolhas e estilos de vida.

Desse modo, o consumo emocional tornou-se uma espécie de forma geral do consumo contemporâneo, e não um aspecto seu em particular.

Essa nova abordagem permite entender o novo perfil do consumidor, cujas estratégias de compra e consumo não se explicam mais, de maneira completa e precisa, por meio dos esquemas estabelecidos.

No caso específico do mercado brasileiro, a crise político-econômica, que aponta para a superação do período fortemente ideologizado dos últimos anos, acentua ainda mais as mudanças em curso e traz profundas implicações para o mercado.

Há alteração do formato e datas para realização?

O formato sugerido (4 encontros de 4 horas, 1 vez por semana) é apenas indicativo e pode ser customizado de acordo com as necessidades.

Onde é realizado o curso?

O curso é realizado no local a ser definido pelo contratante: dentro da empresa
ou em locais externos (neste caso, a organização pode ficar a cargo do ODES).

Há um número ideal de participantes?

Sugerimos grupos de no mínimo 5 e no máximo 20 participantes.

Pronto para começar?

Para fechar parcerias e levar o curso para sua empresa,  nos contate diretamente pelo email ou chat.


Cesar | (11) 4304-2848

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Ao longo do ano podemos ofertar uma versão menor do curso na nossa sede. Caso você queira ser avisado, preencha seus dados