METODOLOGIA DE PESQUISA E
ANÁLISE DE

TENDÊNCIAS

Conceitos-chave da “metodologia dos sinais”,
unindo teoria e prática.

O curso Metodologia de Pesquisa e Análise de Tendências tem abordagem teórico-prática, unindo os conceitos-chave da metodologia dos sinais com exercícios de aplicação e discussões de cases atuais, além de uma troca constante de informações entre o facilitador e os participantes.

Ganhe vantagem competitiva
Ferramentas Metodológicas

Fornecer instrumentos para a prospecção, a análise e a interpretação de sinais e tendências.

Competência Profissional

Capacitar os participantes a realizar pesquisa de tendências de modo profissional, aplicada diretamente ao seu universo de atuação e interesse.

Aplicação Prática

Exercitar a capacidade de aplicação da metodologia por meio de exercícios práticos e análises de cases.

Programa

Key Concepts: Sinal e Tendência

Conhecer os conceitos-chave da metodologia dos sinais

Comportamento e consumo

O comportamento como base para entender as tendências.

Estrutura das Tendências

Quadro sociocultural e suas influências.

Métodos e Instrumentos

Para pesquisar e identificar sinais e tendências.

Análise e Interpretação

Métodos para analisar e interpretar tendências.

Novas regras das tendências

Mudanças no funcionamento das tendências e na atuação profissional.

Força e Timing

Como avaliar a força e o timing de tendências.

Razões para realizar o curso

Cases

Discussão de cases de mercado.

Arquivos digitais

Conteúdo completo fornecido em arquivos digitais, textos de apoio e referências.

Exercícios

Exercícios de aplicação prática e resolução de problemas.

Expertise

Aprenda com Dario Caldas, diretor do ODES.

datas e formatos
  • sugestão: 4 encontros de 4 horas, 1 vez por semana.
carga horária
16h
  • duração do curso

Proposta

O curso Metodologia de Pesquisa e Análise de Tendências é o carro-chefe dos treinamentos ODES e porta de entrada para a “metodologia dos sinais”. Mais de 200 profissionais, empresas, professores, estudantes e pesquisadores de diversas áreas de atuação, de todo o país, passaram por esse treinamento.

Como atividade preparatória, os participantes recebem o e-book Observatório de Sinais: Teoria e prática da pesquisa de tendências”, de Dario Caldas, que traz o capítulo inédito “As novas regras das tendências”.

Há um número ideal de participantes?

Sugerimos grupos de no mínimo 5 e no máximo 20 participantes.

Onde é realizado o curso?

O curso é realizado no local a ser definido pelo contratante: dentro da empresa
ou em locais externos (neste caso, a organização pode ficar a cargo do ODES).

Há alteração do formato e datas para realização?

O formato sugerido (4 encontros de 4 horas, 1 vez por semana) é apenas
indicativo e pode ser customizado de acordo com as necessidades.

Coordenador
Dario Caldas

Mestre em comunicações (ECA-USP) e sociólogo (FFLCH-USP). Fundou e idealizou a metodologia do Observatório de Sinais (SP), escritório pioneiro em pesquisa e análise de tendências de comportamento e consumo, em atividade desde 2002. Dirigiu estudos de mercado e prestou consultoria consumer-oriented para empresas e marcas como Deca, Wella, Grupo Globo, L’Oréal Paris, Johnson & Johnson e Coca-Cola do Brasil, entre outras. Larga experiência em educação corporativa e como professor em cursos de pós-graduação e MBAs.

Tem quatro livros publicados, entre os quais Observatório de Sinais: Teoria e Prática da Pesquisa de TendênciasA Reinvenção do Tempo: Aceleração e Desaceleração na Sociedade e no Consumo.

Enviar mensagem

Se você possui qualquer dúvidas sobre o curso e gostaria de solicitar orçamento,

por favor, nos contate diretamente pelo email ou chat.