CONHEÇA AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO E CONSUMO
O atual, o contemporâneo, as tendências e o comportamento. São esses os principais assuntos das palestras do sociólogo Dario Caldas. Sua expertise e vasta experiência permitem abordar com versatilidade e sucesso temas diversos para públicos igualmente diversos.
As palestras são construídas sobre três grandes eixos: informar, inspirar e fazer refletir. São conteúdos especiais, em formato presencial ou on-line, pensados para oxigenar ideias, abrir novas janelas sobre temas que precisam de um outro ponto de vista e entregar food for thought.
TEMAS
1. Para Entender o “Espírito do Tempo”: Tendências de Comportamento, Sociedade e Consumo.
Palestra com conteúdo renovado semestralmente, focada naquilo que existe de mais atual e contemporâneo. São apresentadas as principais tendências (nos níveis macro e micro) que estão definindo o Zeitgeist, ou seja, o “espírito do tempo", cruzando informações e análises de diversos setores de atividades (podendo ser realizada com foco em um setor específico). A palestra traz muitos insights sobre temas como os novos fenômenos de sociedade e consumo, a evolução da estética e o perfil do novo consumidor, entre outros.
2. Repensando a Moda: Comportamento, Tendências e Insights para a Inovação.
A palestra aborda as principais tendências e influências do próximo período e seus impactos para o setor de moda. Traz uma visão do consumidor e do consumo contemporâneos, com uma análise geracional, e faz uma avaliação do sistema da moda contemporânea e de seus principais atores, para identificar cenários, direções e orientações.
3. X, Millennial, Z, Alpha: Como Comunicar com as Gerações.
Quem são e como se comportam as principais gerações que ocupam, hoje, o centro do palco da sociedade e do consumo? As gerações têm sido objeto de inúmeras pesquisas, publicações e análises, que apontam características e direções muitas vezes contraditórias entre si. A proposta é traçar um perfil abrangente e compreensivo das gerações, com abordagem multissetorial, entregando insights valiosos sobre como comunicar com cada uma delas. Pode ser realizada com foco em uma ou mais gerações.
4. A Cultura do Luxo e Sua Influência no Consumo Contemporâneo.
A indústria do luxo tem uma cultura própria, que funciona com regras e códigos muito específicos. Por seu alcance e importância atuais, tanto economicamente quanto no imaginário de consumo contemporâneo, conhecer o funcionamento e as estratégias do luxo tornou-se um trunfo para a gestão e o marketing de marcas dos mais diversos setores e segmentos - especialmente o mercado premium. Uma imersão no universo do luxo, sua história, seus valores e sua forte influência sobre o consumo como um todo.
5. A Lógica das Tendências na Era da Aceleração.
Como as tendências funcionam na era de extrema aceleração das redes sociais? O que são nanotendências e qual o seu impacto para o mercado e as marcas? A pesquisa e a análise de tendências se alteram, nesse novo cenário? Ao responder a essas e outras perguntas prementes da atualidade, a palestra também oferece uma visão geral sobre a metodologia dos sinais e suas principais regras, com muitos cases atuais de aplicação de tendências em produtos, serviços, experiências e marcas de sucesso.
Podcast
Transformação digital
Desafios de estudar tendências no mundo digital

Turno Criativo
Dezembro 2019
Zeitgeist
Entendendo o espírito do tempo

Curadoria de Insights
Outubro 2020