ESTUDOS E PESQUISA DO CONSUMIDOR

COMO FUNCIONA

Estudos de mercado não têm modelo fixo, pois dependem, mais do que qualquer outro projeto, do problema e dos objetivos do cliente. Resumimos a seguir as etapas de um estudo completo, com a ressalva de que cada caso demanda uma metodologia de trabalho própria:

As etapas iniciais envolvem um workshop interno de debriefing (sobre o briefing recebido), uma pesquisa exploratória para apoiar a construção da proposta e discussões com o cliente para definir todos os detalhes da pesquisa.

Aí, então, estamos prontos para iniciar o estudo. Uma desk research completa – isto é, uma pesquisa aprofundada sobre o tema - e uma pesquisa de sinais e tendências específica para o problema são feitas em paralelo à análise da empresa, da concorrência e do mercado (nacional e/ou global).

Também ouvimos especialistas sobre o assunto pesquisado, acionando a nossa rede de contatos e buscando as melhores referências nos cenários nacional e internacional.

Estudos podem demandar ou não pesquisa com o consumidor. Quando vamos a campo pesquisá-lo, realizamos entrevistas individuais em profundidade, na casa das pessoas, e, eventualmente, entrevistas em grupo. Se o público em estudo for bem definido, pode ser feita uma etnografia, que supõe um contato maior e participação no dia a dia desses consumidores. Também fazemos netnografias, isto é, estudos etnográficos realizados por intermédio das redes sociais.

Uma vez coletados, os dados passam por análises com visões diversas – uma visão comportamental, que leva à construção de perfis de consumidores, uma visão de tendências e uma visão de mercado. Depois, chega a parte mais desafiadora: a geração de insights, recomendações e orientações precisas para que o cliente saiba exatamente como aplicar o estudo para atingir os seus objetivos.

Tudo isso se transforma em um relatório final escrito + ilustrado, apresentado em um workshop para a discussão dos resultados com o cliente. A qualidade e a quantidade de insights gerados pelos estudos ODES geralmente demandam uma continuidade do projeto, sob diversas formas: consultoria para acompanhar o desenvolvimento de um produto, realização de workshops de discussão e aplicação dos resultados com times específicos, palestra em evento de representantes ou feira profissional...

Para que serve

  • Conhecer o consumidor e identificar perfis de consumo
  • Gerar insights para o planejamento estratégico, o desenvolvimento de produtos e serviços, a gestão da marca;
  • Trazer um olhar externo para identificar problemas, pontos fortes e fracos;
  • Dar início a um processo de inovação; alimentar o marketing, a comunicação, o comercial...

O QUE OFERECEMOS

Benchmarking e análise do mercado
Pesquisa com o consumidor
Análise comportamental e construção de perfis de consumo
Consultoria de acompanhamento pós-estudo

Os estudos ODES fornecem um olhar externo e permitem enxergar melhor problemas e soluções

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