SOFT TEC, VEGAN-TUDO E MAIS 3 ESTRATÉGIAS DE MARCAS E DIREÇÕES DO MERCADO
Nova rodada de estratégias de marketing, comunicação e brand activation, comentadas e destrinchadas com a pegada analítica do Sinais Premium, para ajudar na busca de nossos leitores por insights de mercado e do comportamento do consumidor. E então, o que está em destaque no universo das marcas, neste mês de abril?
BUILT BY ALL
Enquanto a Milan Design Week acontece, a cidade é tomada pelas formas mais criativas e inusitadas de ativação de marcas. Uma das mais interessantes é a proposta pela marca de carros MINI, mais especificamente por meio de seu projeto MINI Living, que explora novas formas para a vida urbana. Este ano, em parceria com o escritório de arquitetura Studiomama, a marca propõe a exposição Built by All, um microbairro construído num galpão, na Via Tortona, que explora a ideia de colaboração entre os residentes e os arquitetos.
O core do conceito é encorajar a participação criativa de todos para atender melhor às demandas individuais e coletivas. Espaços pessoais e áreas comunitárias são distintos, mas sutilmente interconectados, de modo a oferecer aos residentes a possibilidade de integração quando desejarem. Desse modo, as áreas comuns se tornam extensão do espaço privado.
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A ativação da marca segue a linha “como criar identificação direta com o público alvo, deixando o discurso comercial em segundo plano”.
SOFT TEC
Outra ativação de marca que atrai os visitantes em Milão é a instalação da marca Google com curadoria da übertrendsetter Li Edelkoort, na Galeria Rossana Orlandi. O nome da instalação-exposição, Google Softwear, indica o caminho desejado pela marca: aproximar a frieza do universo tec de um mood mais acolhedor, doméstico, quente e humano.
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Menos futurismo hi tech e mais proximidade com os estilos de vida cotidianos: parece uma boa receita para criar uma imagem de tecnologia amigável e do bem.
MOOD LIGHTING
A Pantone acaba de anunciar sua primeira colaboração com um parceiro da indústria automotiva, a marca Kia. Como resultado, o sedan de luxo K900 ganhou um interior multicolorido, que pode ser customizado pelo motorista. A paleta é cheia de sugestões da natureza: longe dos banais azuis, verdes ou violetas, as cores vão de um “oceano refrescante” e de uma “floresta de paz” a um “sonho púrpura” e um “insight dourado” – uau!
Instaladas no chão e em painéis laterais, as luzes criam no interior do veículo uma luminosidade sutil, um mood soft e emocional.
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Utilizar de todos os recursos disponíveis para criar um mood emocional e acolhedor – sem dúvida, essa é uma tendência em forte ascensão.
VEGAN-TUDO
O posicionamento vegan avança entre as marcas dirigidas aos millennials: a marca cult americana de maquiagem Milk acaba de anunciar que vai se tornar 100% vegana.
Ao mesmo tempo – mais uma de Milão – o design vegano do designer israelense Erez Nevi é um dos destaques da programação deste ano. O designer se recusa a usar qualquer tipo de material que contenha traço de substância animal – couro, cola, tinta, tecido, resina, etc. Seu trabalho mais emblemático é o Salt Project: artefatos de madeira reciclada são mergulhados no Mar Morto (“o lugar mais vegano do mundo”, segundo Nevi, pois nele nenhuma forma de vida sobrevive) e adquirem uma nova silhueta, uma nova espessura, por ação do próprio meio.
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Ao que tudo indica, conceitos como “respeito aos animais” e “não fazer testes” com eles estão se tornando muito pouco para determinados perfis de consumidores.
TRÊS ESTRELAS
E no mercado nacional, o que está rolando? A capa do site de um dos nossos principais veículos de comunicação e marketing, o Meio & Mensagem (16/04) é reveladora:
A atriz Marina Ruy Barbosa foi além na parceria com a Colcci e faz sua estreia no desenvolvimento de uma coleção de roupas que tem o seu estilo de vida. O serviço de bordo internacional da Azul terá o toque da apresentadora Ana Maria Braga durante o mês de maio. E Fátima Bernardes inicia o seu novo grande projeto publicitário, sendo a garota-propaganda da rede de supermercados e hipermercados Extra, do Grupo Pão de Açúcar.
É só uma amostra, mas é inegável que as nossas grandes marcas continuam muito focadas nos artistas mais célebres da televisão.
De um lado, é compreensível: os artistas superconhecidos trazem reconhecimento, popularidade e audiência por si mesmos, ou seja, o melhor dos cenários para o marketing. Além do mais, períodos de crise aumentam a aversão ao risco e, consequentemente, reforçam as apostas em caminhos seguros.
Por outro lado, é um pouco frustrante perceber que o mercado ainda não diversificou suficientemente as suas estratégias de comunicação e branding. Fala-se tanto de diferenciação, de “pensar fora da caixa”, de inovação – mas, no fim, o que se vê, em grande parte, é mais do mesmo…
Queridos leitores e leitoras,
O período experimental do Sinais Premium está chegando ao fim e, a partir do mês de maio, será um prazer continuar tendo vocês conosco como assinantes. Também gostaríamos muito de ouvir a opinião de vocês. Em breve, entraremos em contato – mas, se quiserem falar com a gente antes disso, por favor mandem um e-mail para o Cesar: cesalles@observatoriodesinais.com.br.
E uma nova rodada de estratégias de marcas volta em maio… Abraços e até a semana que vem!