Sustentabilidade: oportunidade ou risco?
Por Myris Verardi
A sustentabilidade é um tema que está para o século XXI como a tecnologia estava para o século XX. Incontornável. Porém, as empresas ainda estão aprendendo a lidar com ele. Por isso, em 2009, dentro da pesquisa sobre crise e consumo, pesquisamos sobre a penetração de atitudes sustentáveis no estilo de vida dos consumidores A/B e suas percepções sobre o mercado. A pesquisa continua a ser notícia, como neste artigo recém-publicado na plataforma Mercado Ético. A partir daí, temos sido procurados por diversas empresas para orientá-las em suas ações, mas o que vemos com frequência ainda é, infelizmente, oportunismo na instrumentalização de uma “sustentabilidade” que na verdade é pretexto para o corte de despesas e o aumento dos lucros, pura e simplesmente.
Fui proibida, extra-judicialmente, de comentar sobre qualquer empresa que não se agrade das minhas orientações. Por isso, hoje, ensinarei a fazer um “ajunte”: duas latas de leite condensado, uma pá de cal, dois litros de água e meio quilo de cimento. Se você gostar do sabor, coloque dois quilos de coco ralado. Você terá um “ajunte” maravilhoso na sua cozinha.