5 NOVAS TECNOLOGIAS EM SINTONIA COM O CONSUMIDOR EMOCIONAL
SAIBA PORQUE ESSES CASOS DE EMOTIONAL TECH TÊM TUDO PARA VIRAR TENDÊNCIA
Para os não iniciados, o universo da tecnologia tem sempre um quê de mistério. Os lançamentos nessa área se sucedem cada vez mais rapidamente, ficando difícil de acompanhar e de saber o que de fato é para já, com impactos diretos no cotidiano, o que é aposta para o futuro ou, ainda, aquelas tecnologias que simplesmente não vão decolar.
O caso dos aparelhos de televisão 3D é exemplar: vendidos pela indústria e por players do setor como “a grande novidade” por volta de 2010, foi uma tecnologia que não decolou – e o ODES avisou, no estudo Convergência de Mídias no Futuro… –, simplesmente porque o consumidor não percebeu vantagem efetiva na novidade. Outro caso é o das impressoras 3D, um artefato poderosíssimo em áreas como a medicina e a nova indústria, mas cujo uso pessoal, anunciado como the next big thing alguns anos atrás, ainda não emplacou.
Para ajudar a navegar nesse universo, fizemos uma lista de novas tecnologias em destaque em 2017 (até aqui) e que favorecem o consumidor emocional, tendo, por isso mesmo, chances muito maiores de dar certo no vasto e incerto mercado tech:
A VOZ É A NOVA TELA
Na última década, nossa principal forma de interagir com os aparelhos foi por meio de interfaces e telas. Agora, novos lançamentos muito mais performáticos indicam que o controle e a interação por voz humana vieram para ficar. O sistema Alexa, da Amazon , por exemplo, permite ao usuário adicionar itens numa lista de compras, pedir um briefing das notícias mais relevantes do dia, olhar o extrato bancário ou regular as luzes da casa – tudo por comando de voz.
A empresa também lançou o Echo Look, que palpita sobre o look escolhido e até decide por você, com base em informações de tendências de moda e algoritmos. Num mundo em que tudo tende ao personal e ao coaching (como o Dario Caldas discutiu neste outro post), a pergunta é: por que não? Consultores de imagem e estilo devem ter ficado nervosos com a novidade…
Nossa relação com a busca também será cada vez mais natural: “Com o aprimoramento das técnicas de processamento de linguagem natural, fazer uma pesquisa na web será como ter uma conversa corriqueira”, defendeu Ben Gomes, executivo de buscas do Google em entrevista ao Link/Estadão.
SELFIE 360
Na lista de novas tecnologias inovadoras da referencial Techonology Review, do MIT, chamam atenção as câmeras que permitem fazer imagens de 360 graus com ótima qualidade e preços competitivos. Já há uma série delas no mercado internacional e o consumidor está aprendendo, se divertindo e compartilhando essa nova forma de ver o mundo – e a si mesmo, com as selfies em 360 graus prometendo virar febre.
REALIDADE AUMENTADA REVENGE
A realidade aumentada (AR) ficou um tempo na lista das tecnologias de futuro, mas o consumidor parecia hesitar. Desde a generalização dos smartphones, seu uso vem explodindo em apps criativos e divertidos. Por exemplo, este criado pela Mustard Design para uma carta de coquetéis de um restaurante londrino permite ver bem além do coquetel em si e penetrar em um universo de inspiração e diversão que, nesse caso, tem tudo a ver com a ocasião. Com mais aplicações nessa direção, o universo do consumo certamente vai fazer a festa com AR.
VIRTUAL ++ SENSORIAL
A realidade virtual (VR) também voltou a ser uma das estrelas dos lançamentos, especialmente na CES 2017, a grande feira anual de eletrônicos e tecnologia de Las Vegas. Tendo a indústria de games como motor de propulsão e outras promessas de desenvolvimento no bolso do colete (como o live streaming e a indústria do sexo virtual), a VR, sem dúvida, terá um futuro brilhante.
ZPECTACLEZ
No tocante às redes sociais, 2017 é o ano do Snapchat, que virou, simplesmente, Snap, fez IPO na bolsa e consolidou-se entre os mais jovens como a rede onde você pode ser quem realmente é e, de quebra, aquela onde os adultos não estão. A cereja do bolo ficou por conta do anúncio de lançamento do Spectacles, óculos escuros com design fashion, capazes de gravar vídeos curtos. O produto deve chegar ao mercado até o final do ano por US$ 130, acentuando a estratégia da empresa de ser uma referência em vídeos em qualquer plataforma. A Geração Z vai adorar.
EMOTIONAL TECH
Essas novas tecnologias, aparelhos ou aplicativos são exemplos de Emotional Tech, basicamente por três pontos em comum: a proposta de uma relação mais humana e natural com o universo tech; o investimento em mais sensorialidade que faça sentido para o usuário; e recursos que favorecem a autonomia individual.
É claro que, para chegar a essa conclusão é preciso antes conhecer e analisar em profundidade o perfil do consumidor emocional. Foi pensando em responder a essa necessidade crescente das marcas e do mercado como um todo que o ODES projetou o curso Consumidor Emocional, dentro do atual programa de treinamento e educação corporativa ODES.