Comsumo brasileiro deu matéria de capa
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A edição da revista Exame desta semana (23/04) traz como matéria de capa “O novo consumidor brasileiro”. São analisadas cinco tendências: o avanço das mulheres no mercado, mais casais sem filhos, o aumento do número de pessoas morando sozinhas, mais consumidores de meia-idade e, finalmente, uma vida mais longa e melhor (representada por um casal de terceira idade, que ficou de fora na nossa reprodução de imagem, acima). Como se vê, a revista correlaciona cinco tendências demográficas amplamente comprovadas com fenômenos de consumo, dando na reportagem diversos exemplos de como as empresas brasileiras estão respondendo a elas. Nada muito novo, em termos de informação. Quem acompanha o trabalho do Observatório de Sinais sabe há quanto tempo vimos falando de Mulheres Pós-feministas, de Famílias da Diversidade, de Novos Velhos. Na nossa opinião, a revista perdeu uma ótima oportunidade para explorar também aspectos mais qualitativos das mudanças comportamentais do consumidor brasileiro e suas atitudes de Turbo-consumidor. Normal, a revista se atém aos fatos quantitativos, às tendências demográficas comprovadas, sem arriscar-se em territórios que possam gerar controvérsias. É o domínio da opinião média, típico da grande imprensa e bastante compreensível. Por outro lado, no site da Exame, mais (e bom) material sobre relações entre tendências demográficas e consumo.