DECA, MARCA LÍDER DE MERCADO QUE OUVE O CONSUMIDOR
Nos últimos anos, a Deca – empresa do grupo Duratex e maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul – vem buscando realizar ações para reforçar o seu posicionamento de liderança no mercado brasileiro. Entre as diretrizes adotadas, está uma aproximação cada vez maior com o consumidor, para conhecer em profundidade o seu comportamento, seus desejos e necessidades, além de inovações em produtos, comunicação e marketing. No começo de março, estivemos na feira Expo Revestir 2017, a principal do setor, e pudemos constatar algumas das ações implementadas pela marca.
Inovações em produtos, comunicação e marketing
É o caso do lançamento de uma linha de produtos desenvolvida em parceria com o designer Jader Almeida e que recebeu o prêmio “Best in Show”, dado aos destaques da feira, na categoria Peças Especiais. A parceria com um designer numa operação de co-branding é uma estratégia para agregar valor aos produtos e, simultaneamente, criar diferenciação para a marca.
Em seus estandes, a Deca buscou contextualizar os lançamentos dentro de ambientes, o que representou um avanço inequívoco. Essa forma de exposição é muito mais clara e inspiradora, permitindo ao visitante (ou ao consumidor) não apenas ter ideias de consumo, como também entender melhor os produtos e a proposta que a própria marca tem para o ambiente como um todo.
A marca também liderou a revisão da norma NBR 9050-2015 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), relativa ao banheiro para cadeirantes. Além de abraçar a causa, com ganhos evidentes de imagem, foi desenvolvida para esse público especial uma nova linha de produtos, mais modernos e funcionais, como barras de apoio e cadeira de banho – o que, mais do que necessário, era urgente.
Entre as diversas atividades de informação oferecidas pela feira Expo Revestir, a Deca patrocinou o Fórum de Designers de Interiores, com um programa de alto nível e a participação de profissionais internacionais, o que sem dúvida presta serviço ao aperfeiçoamento da atividade no Brasil e aproxima ainda mais a marca dos designers de interiores, com os quais ela já vem trabalhando estreitamente.
Em 2015, a Deca contratou o Observatório de Sinais para realizar o estudo em profundidade “Tendências para o Ambiente Banheiro”, desenvolvido com base em pesquisas com consumidores, identificação e análise de tendências para os produtos e o mercado do banheiro como um todo. O projeto resultou em um extenso conjunto de análises e recomendações estratégicas, que são os diferenciais dos estudos ODES.