DESIGN DA ATENÇÃO, ONDA SPACE E MAIS SINAIS DE OUTUBRO
Na nova rodada de sinais relevantes do mês de outubro, têm confirmações futuristas, um novo nicho a ser explorado pelo design e mais um desdobramento da corpolatria – a nossa cultura obcecada pelo corpo… Dá uma conferida!
SPACE 2020
A onda Space – segundo o ODES, a configuração atual da tendência futurista, que é cíclica – continua ganhando momentum. O designer Tom Sachs, por exemplo, atualizou o modelo do Nike Mars Yard, um overshoe para o inverno do hemisfério norte, que parece aquelas botas usadas pelos astronautas por cima dos calçados. Em outra frente, a das cores da moda, a Pantone lançou uma nova cartela só para organizar os brilhos e os metalizados – que não têm a ver só com futurismo, mas que certamente estão na essência dessa estética…
É claro que o cinquentenário do “primeiro homem” na Lua e a nova corrida espacial têm tudo a ver com isso – mas não é só, como dissecamos no novo ODES Report Insights & Tendências de Comportamento e Consumo (esse material, exclusivo para os clientes e parceiros do Observatório de Sinais, ganhou uma cobertura muito bacana no caderno de empresas da Folha de S. Paulo – e a versão digital você pode ver aqui).
FOCO
À medida que a sociedade da distração vai fincando seus tentáculos, aumentam as preocupações com a nossa capacidade de concentração, especialmente nos ambientes escolar e de trabalho. Em consequência, estamos vendo surgir uma nova categoria de produtos que poderia ser chamada de design da atenção.
É o caso dessa viseira concebida pelo time da Panasonic Future Fabric para ajudar a manter o foco de quem trabalha em escritório abertos ou em espaços com muita gente, movimento e ruídos. É curioso, aliás, que o mesmo tipo de objeto tenha sido usado, numa publicidade da Electrolux dos anos 1950, mas para criticar a postura da consumidora fechada às inovações – ou seja, mesmo objeto, sentidos inversos, e o Zeitgeist de cada época explica!
Na mesma direção da viseira contemporânea, este projeto de cadeira escolar do designer Masahiko Ito pretende melhorar, simultaneamente, a capacidade de concentração e a postura das crianças em sala de aula.
SPINNING BUSINESS
A nova moda das empresas para manter os contatos em dia e agradar clientes, nos EUA, é oferecer… aulas de academia! Segundo a Bloomberg, já tem até redes de academias se especializando e reservando espaços para esse novo serviço. Uma adepta da inovação explica os fundamentos:
“Tudo é relacionamento, hoje em dia. Se você tem uma aula divertida de spinning com um cliente, é muito mais impactante do que fazer negócios numa mesa de almoço ou de jantar.”
Então, ficamos assim: em vez de marcar um call, a gente se encontra na próxima aula de spinning pra discutir aquele projeto! E até a próxima…