NOVOS SINAIS PARA ESQUENTAR O INÍCIO DE 2018
Bem-vindos de volta! Começamos o ano de 2018 com uma publicação reunindo uma coleção de sinais sobre campos diversos, além de indicações para prestar atenção nas próximas semanas – acompanhe!
O futuro, de novo
Em tendências, você sabe, o acaso não existe. Assim, uma confluência de manifestações indica que o futuro continuará sendo um tema de forte atrativo para o imaginário ao longo deste ano. Na Japan House SP, está em cartaz a exposição Futuros do Futuro, do estrelado arquiteto japonês Sou Fujimoto… No bairro de Pinheiros, também em São Paulo, acaba de abrir o Futuro Refeitório, que serve refeições continuamente, em mesas coletivas… E não é que o argumento da propaganda de fim de ano “Eu sou o futuro”, do banco Itaú – na qual o futuro manda uma carta para o presente – ecoa a estrutura narrativa do livro Vestígios do Futuro, do Dario Caldas, publicado pelo ODES em setembro?
Séries na vanguarda
“Foi a TV que melhor captou a mudança de hábitos do espectador e a evolução na forma de se contar uma história, fazendo das séries o produto cultural do nosso tempo”. Esse argumento – com o qual concordamos e que defendemos com toda ênfase, há bastante tempo – veio desenvolvido no artigo de Luciana Coelho na edição de ontem (14/01) da Ilustríssima, o caderno dominical de cultura da Folha de S. Paulo.
Design durável
Os modos e possibilidades de inovar em design insistindo na tecla da durabilidade ganham cada vez mais criatividade e importância. Na semana que passou, dois projetos em destaque nas mídias especializadas chamaram a nossa atenção. O primeiro é o The shoe that grows, uma sandália infantil que pode aumentar de tamanho até cinco números, conforme a criança cresce, pensada para enfrentar a pobreza africana. O outro é um porta-livros que também aumenta à medida que cresce a coleção, projeto do designer Jasper Morrison para a Penguin. Como se vê, são projetos com o mesmo espirito, mas para contextos e públicos bem diferentes, o que só confirma a universalidade da tendência.
Trend agenda
Finda a CES – a feira de eletrônicos e tecnologia de Las Vegas, que todo ano marca o início do calendário de eventos importantes para a pesquisa de tendências -, as atenções agora se voltam para a NRF, o maior evento de varejo do mundo, que está acontecendo esta semana em Nova York.
No dia 19, começa mais um salão Maison&Objet em Paris, forte nas tendências em design e ambientes.
Na moda, começaram as semanas de estilo masculino: Pitti Uomo, que traz para Florença duas vezes ao ano a maior concentração de dândis do planeta, já deu a largada, na semana que passou. A temporada segue com os desfiles de Milão e Paris.
Por aqui, dias 16 e 17/01, rola o InspiraMais Verão 2019, o salão de design, matérias primas e tendências para a indústria de calçados e acessórios, promovido pela Assintecal e parceiros. O ODES vai conferir e conta tudo! (Já segue a gente no Instagram para ter insights em tempo real? @observatoriodesinais_).
Ansiosinhos…
Alice Caymmi lança álbum novo no próximo dia 19. Por que isso importa? Alice é uma novidade verdadeira na cena musical brasileira. Tem voz, repertório, gosto musical, modernidade e uma energia que a diferencia das “vozinhas pequenas” que, apesar de fofas, inundaram e padronizaram a MPB, nos últimos anos. O primeiro single divulgado, Inocente, é massa – mas, como se trata de uma parceria com Ana Carolina, não agradou o público da cantora que se acha “mais cabeça” – que bom!
Semana que vem tem mais…