O Brasil C
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Ecooou por toda a imprensa nacional, blogs e portais de notícias, mas o fato é suficientemente relevante para repetirmos aqui. A classe C é a maioria da população brasileira, com crescimento expressivo nos últimos dois anos, atingindo mais de 86 milhões de brasileiros (ante cerca de 73 milhões nas classes D/E e 28 milhões nas classes A/B), com renda média familiar de R$ 1.062,00. O grosso dos novos entrantes na classe C veio do enriquecimento das camadas de baixa renda. O dado perverso, pouco citado em tempos de números exuberantes da economia como um todo, é que quase 5 milhões de pessoas vieram do “andar de cima” por empobrecimento. Para as empresas, é sempre bom insistir na necessidade de conhecer o comportamento desses novos consumidores, muitas vezes deduzidos a priori, sem nenhuma consistência. As estatísticas demonstram: estão em alta na cesta de consumo desses targets produtos como iogurtes e snacks, serviços como pet shops e tudo o que se relacione aos cuidados com o corpo e a casa. Ou seja, nada que corresponda ao ultrapassado estereótipo de um consumidor voltado apenas ao básico, ao estritamente necessário e sem nenhum luxo.