O QUE DIZEM OS NOVOS SINAIS SOBRE MODA E IDENTIDADE MASCULINA
No momento em que o gênero ocupa um lugar central na cultura pop, novos sinais atualizam a discussão sobre a identidade do homem.
A evolução das identidades masculina e feminina, você já sabe, é uma constante nos estudos ODES de tendências. Neste momento em que as questões ligadas ao feminismo e ao gênero ocupam um lugar central na cultura pop – e na semana em que o novo filme da Mulher Maravilha bateu todos os recordes, e o Batman “clássico” da TV morreu, numa triste coincidência – em que ponto está a discussão sobre a identidade do homem?
NUANCES
No cinema e nas séries de televisão, enquanto as histórias sobre mulheres e garotas atingem um novo patamar, as representações de personagens masculinos e da própria sexualidade masculina ganham cores mais nuançadas, frequentemente distantes dos estereótipos a que estamos habituados.
É o que indicam filmes e séries como o último Mad Max, os dois Magic Mike, Outlander (série de televisão anglo-americana, cujo sucesso se deve em grande parte à interpretação de Sam Heughan para o personagem Jamie Fraser) e o filme brasileiro Boi Neon, para citar alguns exemplos recentes.
BEEFCAKE
Ao mesmo tempo, a sexualização crescente do corpo masculino – uma tendência das últimas décadas que só vem se acentuando – faz com que os personagens atuais expressem uma ansiedade que, até aqui, era uma representação tipicamente feminina.
MASCULINIDADE TÓXICA
“Is it ok for a guy..?” é a assinatura da nova campanha Axe, marca que costuma pôr em evidência o debate sobre o masculino. Agora, a ênfase é sobre o quanto os jovens sofrem, eventualmente, para bancar aquilo que se espera de um homem. Isso é mostrado pelas buscas que os rapazes fazem no Google sobre o que é ou não “ok” para um homem.
https://www.youtube.com/watch?v=0WySfa7x5q0
E A MODA?
Já se sabe que os homens estão mais soltos e divertidos. Novas pesquisas têm demonstrado que os adultos Y se interessam mais por moda e fitness do que quando eram mais jovens, e esse efeito parece se acentuar quando eles se tornam pais.
Nestes anos de crise, a balança da moda, em busca de novidades, pende mais uma vez para o mercado masculino. Marcas novas são lançadas – como a Torinno, que seu proprietário, o stylist Luís Fiod, definiu como “não careta”, como exige o homem moderno, mas também “utilitária e nada decorativista” (Ela / O Globo, 10/06/17), ou seja, características bem masculinas, embora o apelo genderless esteja na ponta da língua de todo mundo…
Londres e Nova York já deram a partida para os lançamentos de moda masculina primavera/verão 2018. Vamos acompanhar as novidades da temporada e voltamos ao tema, em breve!