POR QUE OS PAPAIS ESTÃO SE TORNANDO COOL, NOVAMENTE
Sinais da moda e do comportamento masculinos reforçam a ideia de que o “paizão” é o ícone mais cool do momento.
Há pouco tempo, abordamos o tema da identidade masculina e prometemos voltar a ele. O Dia dos Pais se aproxima e talvez a frase do título não faça sentido para você, que sempre achou o seu pai o máximo. Mas no plano das tendências e das coisas consideradas cool, você sabe, não é bem assim. O Zeitgeist é nitidamente mais favorável às mulheres e à maternidade – basta ver a comoção global em torno dos gêmeos de Beyoncé, aos quais as mídias se referem raramente como filhos de Jay-Z…
No entanto, os papais estão ganhando cada vez mais evidência, por diversos fatores combinados, que vão do novo significado dado à paternidade pelas novas gerações até um interesse renovado das marcas masculinas pela tendência daddy cool. Confira os sinais.
AFETIVOS
As novas gerações são as responsáveis pela principal mudança: um novo modo de ser pai, de externar o afeto e de curtir a paternidade. Pais coruja estão na moda nas mídias e na publicidade, que também têm posto em evidência a relação mais aberta que os novos pais têm com a própria identidade masculina.
ENVOLVIDOS & PREOCUPADOS
É uma tendência global: os pais estão muito mais envolvidos na educação das crianças do que 50 anos atrás (dá uma olhada nesses números do instituto Pew para os EUA). Eles também sofrem, quase tanto quanto as mulheres, para achar o equilíbrio entre vida familiar e trabalho, ao mesmo tempo que a renda familiar depende cada vez menos só do homem. Marcas que entenderam essa tendência têm saído na frente na comunicação com esse target.
DADDY COOL
Na temporada de lançamentos para a primavera-verão 2018, a moda masculina emitiu fortes sinais de interesse pela figura do “paizão”. Das marcas mais modernas, como Balenciaga e o coletivo alemão GmbH, até pilares do estilo masculino, como Prada e Valentino, a mensagem reiterada foi uma só: homens liberados no afeto, mas convencionais no look, com o charme deselegante dos mais maduros hipnotizando a garotada da moda.
Quem melhor apresentou essa tendência foi a Balenciaga. O estilista Demna Gvasalia escolheu modelos super “gente como a gente”, que entraram com os filhos a tiracolo.
Dia desses, demos no Face a volta com força do gosto pelos relógios analógicos, ao contrário de todas as expectativas digitais. A roupa, pelo jeito, vai pelo mesmo caminho. Os jovens millennials continuam flertando com a normalidade e mostrando que não têm compromisso com nenhuma estética predefinida e com o que, até este momento, era considerado “moderno”, sobretudo no que toca à aparência.