Reality convergente
[photopress:olho_1.jpg,thumb,centered]
Os realities são mesmo o assunto do momento, como o ODES antecipou ao lançar o Dossiê Reality, e a pedra de toque das atuais edições é a convergência de mídias, conforme apontou o estudo que realizamos em 2009. Hoje, a Folha Ilustrada (link para assinantes Uol ou do jornal) traz ampla matéria, comentando as novas relações entre a televisão e a internet, a partir dos reality shows: “Convergência de mídias, interação e mobilização pela web, antes conceitos muito debatidos e pouco observados, são algumas das palavras de ordem dessa virada”, afirma a jornalista Tereza Novaes. Mas nem tudo é festa. Há excesso de mensagens comerciais, que aumentam o faturamento mas podem se revelar em típico tiro no pé; a audiência cresce na internet mas diminui na TV (fenômeno que pode ter a ver com o argumento anterior, como já ocorreu nos EUA); e não está totalmente claro se a convergência está sendo instrumentalizada como forma de dominação. Por essas e outras, mais os pedidos e o buzz intenso que o Dossiê do ODES gerou, resolvemos antecipar a conclusão da pesquisa para 15 dias após o final do reality show em andamento. Agende-se.