SALÃO INSPIRAMAIS SE FIRMA COMO VITRINE DE INOVAÇÃO
Saiba o que rolou de mais bacana na edição verão 2019 do único salão de design e inovação de materiais da América Latina.
Aconteceu em São Paulo, nos últimos dias 16 e 17 de janeiro, o salão Inspiramais Verão 2019, sob o tema geral “Resistência”. O evento reúne os fabricantes de matérias-primas e materiais que servem de insumos para as indústrias do couro, calçados e acessórios e é promovido, em duas edições anuais (janeiro e julho), pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos – a Assintecal.
UM SALÃO TREND-ORIENTED
Ao entrar no salão, o visitante se deparava com um generoso espaço de informação de tendências. Além dele, outra área específica reservada ao couro – o espaço Preview do Couro – aumentava ainda mais a quantidade de informação, em sintonia com um movimento que é global. De fato, nos salões profissionais mundo afora, diante da diversidade de direções possíveis para o consumo, a carga informativa para orientar os visitantes é crescente e cada vez mais valorizada, sob o formato de fóruns, exposições, palestras, vídeos e materiais diversos.
No Inspiramais, as tendências são apresentadas seguindo uma lógica piramidal: 10% é considerado “diferenciação” (isto é, início do processo e surgimento de novas ideias), 30% “cotidiano” (já inserido nos processos industriais) e 60% “massificação” (desejo da maioria, atendido pela produção mais rápida e lucrativa). Nos estudos de tendências, esse esquema é chamado de trickle down. Assim, o que era “diferenciação”, dois anos atrás, pode, este ano, ter se tornado “massificação”.
Embora, na prática, os timings e ritmos dos fenômenos de tendências possam fugir desse esquema, ele permite ao Núcleo de Design da Assintecal pôr em prática a ideia de ondas de consumo, que se desenvolvem ao longo das edições e não se interrompem bruscamente – um modo interessante de trabalhar a continuidade das tendências.
+ SUSTENTÁVEL
O Inspiramais é um salão profissional diferenciado, que cultiva já há bastante tempo um posicionamento definido sobre três eixos: sustentabilidade, tecnologia e referências culturais do Brasil para a criação de calçados, acessórios e moda. A sustentabilidade é sempre tratada como um campo prioritário. Nesta edição, o espaço reservado ao tema teve a curadoria do estúdio ratorói, que mostrou o trabalho de diversas empresas, escolhidas em função de seis grandes áreas nas quais é possível desenvolver um trabalho voltado para o desenvolvimento sustentável: ciclo, energia, segurança, água, humano-social e gestão.
A ideia de uma economia cíclica e de uma indústria de ciclos fechados, em que resíduos e produtos descartados possam ser reciclados, esteve muito presente no salão e nas palestras desta edição, refletindo mais um movimento que é global.
É o caso do Amni Soul Eco®, um fio especial de poliamida desenvolvido pela Rhodia para ser um aliado no fechamento de ciclo dos produtos e que teve, nessa edição do Inspiramais, o seu lançamento para ser usado em calçados. O fio se decompõe em menos de três anos após o descarte em um aterro e também pode ser reciclado.
O projeto foi desenvolvido em parceira da Rhodia com as empresas Insecta, Innovative e Pro P.U. Estampas simpáticas e texturas diferenciadas eram atrativos dos produtos resultantes, apresentados, por enquanto, apenas como protótipos.
FLASHBACK
No início de 2010, o sociólogo Dario Caldas, diretor do Observatório de Sinais, palestrou no Inspiramais sobre as tendências para o campo da sustentabilidade. Alguns dos temas abordados naquela ocasião foram as mudanças no Zeitgeist que havia se formado pós-crise de 2008, sensibilidades emergentes como a “nova austeridade” e, também, os resultados da pesquisa autoral “Consumo em Tempos de Crise”, sobre consumo, valores e sustentabilidade, realizada pelo ODES em 2009. Confira alguns slides da palestra.
SAVE THE DATE
A próxima edição do Inspiramais 2019_II acontece dias 17 e 18 de julho, no espaço Pro Magno, na Casa Verde, e terá o tema geral “Alquimia”. A gente se vê por lá!
*Colaborou Tatiana Souza, do estúdio Ouïe.