Pesquisador, professor, mentor, escritor e palestrante, Dario Caldas é cientista social (FFLCH-USP) e mestre em Comunicações (ECA-USP).
Especializou-se em tendências com cursos realizados no IFM – Institut Français de la Mode (Paris) e na Domus Academy (Milão), entre outros.
Participou ativamente do desenvolvimento das primeiras faculdades de moda, em São Paulo, nos anos 1990. Desenvolveu o curso on-line “Universo da Moda” (Univ. Anhembi Morumbi,1997), pioneiro no Brasil e um dos primeiros do mundo nesse tema.
Em 2002, fundou e idealizou a metodologia do Observatório de Sinais®, a primeira consultoria em tendências da América Latina, onde vem realizando projetos e estudos de mercado voltados para a inovação e a gestão de marcas dos mais diversos segmentos.
É professor há mais de 35 anos, especializado em pós-graduação, nas áreas de Estudos de Tendências, Comportamento do Consumidor, Consumo Contemporâneo, Pesquisa de Mercado e Indústrias da Moda e do Luxo.
Em educação corporativa, idealizou e ministra desde 2010, presencialmente e on-line, o treinamento profissional em pesquisa, análise e aplicação estratégica de tendências com a metodologia do Observatório de Sinais (ver Cursos). Tem cinco livros publicados (ver Livros).