SAIU O TOP 10 DE SINAIS MAIS RELEVANTES DE 2019!

Nosso Top 10 de Sinais está de volta! A proposta é ranquear os dez sinais mais relevantes de 2019, tomando como base o mapeamento sistemático e transversal realizado pelo Observatório de Sinais ao longo do ano que está terminando. E corre conferir, porque 2020 está logo ali, emitindo os seus primeiros bipes… 😉

 

10. BUTIQUES BIOFÍLICAS

 

2019 foi o ano em que as plantas, definitivamente, ganharam o status de novos pets, como antecipou o ODES Report do início do ano. Design biofílico, proliferação de butiques de plantas, novo Master em Biodesign da Central Saint Martins… são apenas algumas das comprovações de que a gangue das plantas está se espalhando feito samambaia!

 

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A loja Greenery, em Nova York, aberta em 2019. Foto: divulgação.

 

9. SEMANA DE MODA VEGANA

 

Na esteira do movimento VEGAN-TUDO, que a gente já apontou por aqui, o advento da primeira semana de moda vegana do mundo – em Los Angeles, é claro – confirma um tipping point na curva de crescimento dessa tendência – para a qual, aparentemente, nem o céu é o limite…

 

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Desfile de Jordan McKinsey na 1ª Vegan Fashion Week. Foto: divulgação.

 

8. SKINTELECTUAIS

 

Millennials e Gen Z elegem a pele como foco número 1 das obsessões de beleza, levando cuidados e rotinas a um novo patamar. Para esses novos consumidores, o alto grau de conhecimento sobre a pele (daí a ideia de “skintelectuais”) e o desejo por experiências omnichannel andam lado a lado e se realizam por meio da tecnologia.

 

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Instalação na Milan Design Week. Foto: reprodução Instagram.

 

7. SUSTENTÁVEL & BONITO

 

Na posição 7, a coleção que a Ikea lançou em meados do ano, com a proposta de fazer objetos para a casa que sejam sustentáveis & bonitos & coloridos ao mesmo tempo é digna de nota, porque, convenhamos, não é algo trivial… Aliás, ainda em 2018, a gente nomeou essa tendência de VERDE QUE TE QUERO COOL…

 

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Coleção Ikea com produtos feitos de fibra de arroz reciclada. Foto: divulgação.

 

6. AUDIODESCRIÇÃO EM DESFILE DE MODA

 

Um projeto inovador, que fez, até onde sabemos, a sua estreia mundial na semana de moda paulistana! Foi mais um sinal confirmando que a macrotendência da inclusão está se abrindo para novos targets, para além das questões raciais e de gênero. 2019 foi, sem dúvida, o ano em que a pessoa com deficiência ganhou destaque, do Business of Fashion à Mattel, dos sites de design a campanhas de grandes marcas. Ainda é pouco, e que a tendência não seja só marketing passageiro…

 

Dario Caldas se preparando para fazer audiodescrição de desfiles do Projeto Estufa, no SPFW48. Foto: Fabio Nunes.

 

5. MASCULINO NO FIO DA NAVALHA

 

Em 2019, o debate sobre masculinidades ganhou um novo impulso, como o Dario Caldas defendeu aqui. Um sinal forte sobre como o tema mobiliza – e, como tudo hoje em dia, tem não apenas dois, mas múltiplos lados a considerar – foi a campanha da marca Gillette, exortando os homens a serem “o melhor que puderem” e que levantou uma onda muito forte de reação negativa de uma parte dos homens.

 

https://www.youtube.com/watch?v=koPmuEyP3a0

 

4. ROUPAS VIRTUAIS

 

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Lucas Leao – Projeto Estufa – SPFW N48, Inverno 2020. Foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE.

 

Startups e marcas nativas digitais começaram, este ano, a vender roupas virtuais para serem “usadas” só para dar pinta, nas redes sociais. É uma evolução importante dos fenômenos ligados ao que a gente tem chamado de consumo imaginário, indicando que haverá mais desdobramentos dessa tendência, no futuro próximo. No Brasil, a marca Lucas Leão, que desfilou no Projeto Estufa do SPFW, foi a primeira a fazer.

 

3. DATAFOBIA

 

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Manifestantes em Hong Kong se protegem com guarda-chuvas contra o reconhecimento facial. Foto: Internet.

 

Este ano, vimos consolidar-se um novo tipo de medo global, o medo de ter nossos dados expostos e apropriados por empresas, governos, hackers… A tendência foi analisada no ODES Report do segundo semestre (e aqui também) e, alguns meses depois, os manifestantes de Hong Kong produziram essa impressionante imagem, que poderíamos chamar de “manifestação datafóbica”, onde todo mundo protege o rosto dos softwares de reconhecimento facial… Mundo bizarro esse 2019, né?

 

2. SEXPERIÊNCIAS NO WALMART

 

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Plus One, brinquedo erótico para adultos. Foto: site Walmart.

 

Que isso? A vitrine de um sexshop? Não! É o Walmart, a maior rede varejista do mundo, vendendo acessórios para o “bem-estar sexual” do distinto público, em suas lojas nos EUA. Sacou o deslocamento do papel do sexo em nossas vidas, né?

 

1. CONSUMO BANDEIDE

 

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Aula de funk posicionada como cura, no Rio de Janeiro. Foto: divulgação.

 

Na primeiríssima posição, o apelo de um desejo que está por toda parte: da aula de funk carioca que foi notícia até a retrospectiva do Ernesto Neto na Pinacoteca de SP… A pregnância da cura estava lá, bipando forte! Jamais “sociedade” rimou tanto com “ansiedade” como no presente. Estamos todos doentes? Então, viva o consumo curativo, panaceia para todos os males e bolsos! Segura a ansiedade aí, que a gente vai continuar ouvindo falar muito disso, nos próximos anos…

 

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Odes