TOP10 Sinais 2007
Listas estão na moda, então aí vai a nossa também. Preparamos um TOP10 dos sinais mais eloqüentes (por razões diversas) de 2007. O ponto comum entre eles, e principal critério para terem entrado nesta lista, é o fato de apontarem direções importantes a serem consideradas no próximo período:
1 – A banda inglesa Radiohead vende todas as faixas do álbum In Rainbows pela internet no esquema pague-o-que-quiser.
2 – A obra gastronômica do chef catalão Ferran Adrià, do restaurante El Bulli faz parte da Documenta de Kassel .
3 – A ascensão e queda do fenômeno Second Life evidencia que está cada vez mais perigoso apostar na nova grande onda da Internet.
4 – Consumo da classe C: 14 milhões de brasileiros migraram, nos últimos 17 meses, das classes D e E para a classe C, segundo pesquisa Datafolha publicada pelo jornal Folha de S. Paulo.
5 – A Estrada, de Cormac McCarthy: o livro do ano, a cara do nosso tempo.
6 – O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) acende o estopim do medo do aquecimento global, dá uma “ajuda” inestimável à onda EcoChic que se avolumava desde 2006 e instaura de vez o pessimismo como tônica do Zeitgeist.
7 – A crise do mercado imobiliário norte-americano não abala a economia dos países emergentes, que continua com média de crescimento forte, puxada pelos BRICs – no Brasil, aliás, só se falou do boom do mercado imobiliário.
8 – Os principais fenômenos musicais brasileiros no exterior não tiveram nada a ver com samba, bossa nova ou grandes nomes, e sim com dois grupos que conquistaram a mídia européia e norte-americana: a volta de Os Mutantes (dentro de uma forte revalorização da Tropicália como um todo) e o CSS.
9 – O boom do design art nos mercados europeu e norte-americano.
10 – A Lei Cidade Limpa atinge em cheio a poluição visual de São Paulo e promove mudanças nas fachadas por toda a cidade, revelando arquiteturas, mexendo com o mercado publicitário e influenciando outras capitais.