TOP TEN SINAIS 2009 – 1ª Parte

[photopress:High_Performance.jpg,thumb,centered]

A primeira parte da nossa já tradicional lista de sinais mais significativos do ano, versão 2009:

1 – Crise mundial, claro. Mais do que a crise econômica em si, produziu fortes questionamentos ao estilo de vida consumista, com manchetes como “Sentada sobre o luxo, Paris se envergonha”. No final do ano, até Dubai sucumbiu. Mas já dá para se perguntar: Até quando vai durar o Zeitgeist reformista?

2 – O Twitter, a febre das redes sociais, a crise da imprensa de papel no mundo, o Kindle e tantos outros sinais evidenciaram a aceleração da Convergência, como macrotendência.

3 – A febre dos vampiros caretas, que fala muito sobre a geração atual e faz ter saudades de Anne Rice e do filme The Hunger.

4 – Metrópoles brasileiras em alta: a cidade de São Paulo deve produzir o quinto maior PIB do mundo nesta década; Rio 2016 consolida a nova onda de carioquice na cultura brasileira.

5 – Cop-15 e sustentabilidade maisntream como fenômeno global: Concordamos todos, mas quem quer pagar a conta de verdade? As contradições (evidenciadas na pesquisa ODES “Consumo em Tempos de Crise”, de março de 2009) se aprofundam.

Esta semana publicamos a segunda parte da lista.

Odes
Write a Comment